INTRODUÇÃO
Nós como católicos devemos nos atentar a qualidade do que assistimos e em atenção a essa necessidade tenho a intenção de salientar as virtudes contidas em algumas séries e filmes.
A série que hoje me motiva a escrever esse pequeno review é a série chinesa General and I.
Antes de abordar as virtudes e também alguns pontos de reflexão é importante que saibam o motivo que me faz indicar séries asiáticas, chamadas Doramas.
Primeiro: são séries com muito pudor. Por razões culturais você raramente encontrará comportamentos luxuriosos e cenas de nudez explicita nas séries, nem mesmo comportamentos depravados. Para que você tenha uma idéia até mesmo um beijo e pegar na mão é extremamente raro e só acontece depois de muitos episódios e raramente. Isso é de extremo valor para nós brasileiros que temos muita dificuldade em viver o pudor devido a necessidade, quase crônica, de tocar nas pessoas. Especialmente aqueles que desejam viver um namoro santo, encontrarão nessas séries uma forma de absorver formas de comportamento mais comedidas e também poderão reafirmar a certeza de que amor e tocar na pessoa são coisas distintas. Observar como eles são comedidos nos ajuda a viver a temperança, o pudor e a modéstia em nossas atitudes.
Segundo: os personagens realmente condensam em si a missão masculina no homem e a feminina na mulher, fica extremamente claro a distinção e a importância de cada missão. O homem sempre protege e a mulher sempre espera, aguarda e leva o homem a valores mais elevados sem se anular.
Terceiro: em muitas séries é possível notar a evolução da cultura asiática através do contato com a cultura ocidental (judaico cristã). Portanto, nos ajuda a notar como os valores cristãos incutidos nas leis e moral auxiliaram diversos povos a melhorarem (principalmente em relação ao valor da mulher e ao casamento), mesmo indiretamente, como é o caso da Ásia, eles não são um povo evangelizado, no entanto, em sua maioria absorveram muitas coisas culturalmente católicas, afinal o catolicismo é também uma cultura. Além disso, em séries contemporâneas é possível notar como o cristianismo tem feito parte da vida do povo comum. Presentes em hospitais, escolas e orfanatos, além das igrejas é fácil notar cruzes pelas cenas, assim como as diversas reações ao cristianismo, temos desde aqueles que acabam recebendo o beneficio das obras de caridade até personagens que representam não pessoas em si, mas a cultura milenar desses países e sua tentativa de permanecer. Aliás boa parte das séries possuem a intenção de ressaltar os valores da cultura oriental, não fazem menção direta a nenhuma religião, o que permite que possamos trabalhar o filtro para absorver as qualidades e nos atentar ao que chamo de brecha de evangelização (todas as civilizações possuem pequenas brechas que possibilitam a conversão ao cristianismo e é assim que a Igreja vem evangelizando desde São Paulo com os gregos) e observar os pontos de erro para treinar como refutá-los (ao menos essas é a forma como eu assisto).
A série General and I é uma série chinesa histórica.
E como o próprio nome indica, trata-se da história de um general e uma moça órfã e só no mundo, mas muito, muito inteligente. A série se desenrola em mais de 60 episódios e embora seja um romance aborda uma visão incrível sobre o feminino e masculino, não somente nos personagens principais mais também nos casais coadjuvantes, o homem como protetor e a mulher como o sinal da beleza.
Além desse aspecto, que na verdade é o que sempre me causa admiração, também vemos uma visão de mulher que é forte e inteligente, muito inteligente, que conserva a sua feminilidade.
O tema da série é a nação. Uma característica muito interessante dessa história, pois embora aconteça o romance, o tema da série é o patriotismo de ambos os personagens, tudo isso regado a exemplo de fidelidade, caridade, abnegação, honestidade, honra, coragem. É claro que para que estas virtudes se tornem mais evidentes existe também seus antagônicos, os vícios, presentes na trama.
Também vemos uma imagem profunda sobre o casamento, ponto que vale a pena dar uma atenção extra, os motivos para o casamento e o significado de se unir a uma pessoa, a fidelidade ao voto dado. Lembrando que em todas as culturas o casamento é algo de fato feito pelos noivos, no catolicismo também, o casamento é o único sacramento feito pelos noivos, ou seja, ambos fazem votos expressos diante de Deus e juram cumpri-lo até a morte. Esse aspecto, do cumprimento do voto, é abordado com clareza e muita honradez na série.
Conclusão: devo dizer que é uma série muito empolgante mas acima de tudo instrutiva.
Salve Maria Puríssima!