Sendo Católico: Os "Vícios Capitais"
"Todo o que se exalta será humilhado" (Lc 18, 14)
Tempo de Leitura: 2 minutos
"Uma certa memorização das palavras de Jesus, de passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos, das fórmulas de profissão de fé, dos textos litúrgicos e das orações essenciais e de noções chaves da doutrina..., longe de ser contrária à dignidade dos jovens cristãos, ou de constituir para eles um obstáculo para o diálogo pessoal com o Senhor, é uma verdadeira necessidade... É preciso ser realista. As flores da fé e da piedade cristã, se assim se pode dizer, não crescem nos espaços ermos de uma catequese sem memória. O essencial é que os textos memorizados sejam ao mesmo tempo interiorizados, compreendidos pouco a pouco na sua profundidade, a fim de se tornarem fonte de vida cristã pessoal e comunitária" (Catechesi Tradendae, ponto 55, de São João Paulo II, 1979)
Catequese Essencial I: aqui
Catequese Essencial II: aqui
Catequese Essencial III: aqui
Catequese Essencial IV: aqui
Catequese Essencial V: aqui
Que são os vícios capitais?
Os vícios capitais são as principais tendências desordenadas do ser humano, das quais se originam outros vícios e pecados.
1- Tendências naturais
Deus dotou o homem de tendências naturais (paixões, apetites, concupiscências, instintos...) em vista de particulares finalidades. Estas tendências se tornaram desordenadas em consequências do pecado original; a desordem aumenta pelos pecados atuais da sociedade e de cada pessoa.
2- Os vícios capitais são sete:
- Soberba: estima desordenada de si mesmo e desejo desordenado de estima dos outros. Ocupa o primeiro lugar entre os vícios capitais, porque é a raiz de todos eles ("orgulho da vida" I Jo 2,16).
- Avareza: desejo desordenado dos bens da terra ("concupiscência dos olhos" I Jo 2, 16).
- Luxúria: desejo e gozo desordenados dos prazeres sexuais ("concupiscência da carne" I Jo 2, 16)
- Ira: impulso desordenado contra alguém ou alguma coisa, manisfestado, quase sempre, por falta de controle do individuo sobre o próprio eu.
- Gula: busca desordenada do prazer em comer e beber.
- Inveja: tristeza profunda em face do bem alheio, companhada de desejo de que esse bem seja destruído.
- Preguiça: falta de gosto pelos valores espirituais, desânimo na luta contra os defeitos morais, torpor na vida espiritual (acídia).
3- Luta contra os vícios:
Não há meios gerais e infalíveis; é mister aplicar a cada vício o tratamento adequado. Aos meios ditados pela psicologia e pela pedagogia, a Religião acrescenta meios sobrenaturais, especialmente os Sacramentos e a Direção Espiritual.
"Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 Jo 2, 15-17)
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.