Devocional 23| Último fim dos atos humanos: A Felicidade (São Tomás de Aquino)
Existe uma semelhança entre as operações divinas e humanas, esta consiste em que Deus é livre para dispor do universo a seu agrado, também o é o homem no que dele depende.
O homem quando obra como homem e não como máquina, por impulso ou guiado por uma reação física e instintiva, é capaz de ter em vista algum fim em todas as suas obras. O homem é o único capaz de propor uma finalidade para as suas ações dentre os seres materiais.
Não que os outros seres obrem ao acaso, suas operações estão determinadas para um fim determinado, porém, não o intentam, nem o propõem como meta, pois isso o faz Deus em seu lugar.
Todos se movem para realizar o fim que Deus se propôs; mas o homem se diferencia dos outros seres pois pode, por impulso e dependência de Deus, determinar o fim de seus atos; enquanto os outros seres o fazem cegamente, por natureza ou instinto, rumo ao que Deus assinalou.
Esta diferença ocorre pelo fato do homem possuir inteligência e os outros seres não.
Seja por intenção explicita ou por certo instinto racional o homem direciona suas ações para o fim último supremo, que é a Felicidade.
Todos os homens querem ser felizes e não há nenhum que queira, deliberadamente, ser um desgraçado. Mas pode, no entanto, se equivocar em suas escolhas, tomando os bens aparentes e temporários por verdadeiros. Se não vê em tempo o seu engano, no fim da jornada não encontrará a Felicidade mas desconsoladora e irreparável desgraça.
Por isso é de fundamental e excepcional importância o acerto na eleição, o acerto nas escolhas.
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino
Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação
está na lei do Senhor,
e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada
à beira de águas correntes:
Dá fruto no tempo certo
e suas folhas não murcham.
Tudo o que ele faz prospera!
Salmos 1, 1-3
1 comments
Santo Tomás de Aquino tem muito a nos ensinar, obrigada por compartilhar conosco o que aprende!
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.