Visão geral: Evangelho de São Marcos
O evangelista São Marcos é simbolizado pelo Leão alado, pois seu relato do evangelho começa pelo deserto. |
Introdução
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Evangelho de São Marcos
É um dos primeiros relatos da
vida de Jesus. São Marcos foi um escriba cristão que era secretário de São
Pedro. Assim, o evangelho é uma coletânea da própria forma de São Pedro pregar
o Evangelho e apresentar os fatos (vide Comentário de São Tomás, por isso que é
comum a fala de que “o Evangelho de São Marcos é o de São Pedro”).
A ideia central do evangelho é: “Principio
do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus”.
Este é o único ponto em que São
Marcos fala o que pensa, no restante do livro ele simplesmente relata as falas,
os atos de Jesus e as reações das pessoas a Ele.
O Evangelho é divido em três
partes: a primeira se passa na Galiléia, a terceira se passa em Jerusalém e a
segunda nos mostra Jesus no caminho entre a Galiléia e Jerusalém.
Cada parte tem um tema
específico:
Na primeira, todos estão
admirados com Jesus, e estão pensando "Quem é ele?".
Na segunda, são os discípulos que
estão tendo dificuldade em entender o que significa Jesus ser o Messias.
E na terceira, nós vemos o
surpreendente paradoxo do Reinado Messiânico de Jesus.
Desenrolar de cada parte
Primeira Parte:
Depois do versículo inicial,
Marcos começa com uma citação dos profetas Isaías e Malaquias que disseram que
Deus enviaria um mensageiro à Israel a fim de prepará-los para quando Deus
fosse surgir pessoalmente para resgatar o Seu povo e se tornar o seu Rei.
São Marcos introduz São João
Batista como esse mensageiro e quando estamos a esperar que Deus apareça
pessoalmente, Marcos introduz Jesus. Quando Ele entra no relato, os céus se
abrem, o Espírito de Deus desce sobre Jesus e Deus diz: "Ele é o Meu filho
amado."
Depois disso, São Marcos nos
mostra um sumário das ações do Senhor. Ele sai para anunciar as boas novas de
que o Reino de Deus está próximo, levando adiante a história do Antigo Testamento
que nada mais é que a história do Senhor que veio em nosso resgate. A Bíblia é
a história do nosso resgate.
Através de Nosso Senhor Jesus,
Deus está restaurando Seu governo sobre o mundo, por isso confronta e derrota o
mal e a influência desse mal na vida de
cada pessoa que dEle se aproxima.
E então, os convida a viver
debaixo do Seu Reinado, seguindo seus passos, “vem e segui-me”.
São Marcos nos mostra então um
grande bloco de histórias que demonstram o poder de Jesus ao trazer o Reino de
Deus. O evangelista nos apresenta o Senhor a curar as pessoas cujo corpos estão
enfermos, incapazes ou sob a opressão de espíritos malignos.
Além disso o Senhor Jesus faz
algo que, para o povo judeu, apenas Deus tem o direito de fazer, Ele perdoa o
pecado. Também estende parte de seu poder para os apóstolos que também fazem
curas e obras em seu nome.
As ações de Jesus produzem várias
respostas diferentes: algumas pessoas O seguem e se tornam discípulos, outros
não sabem o que pensar, e outros o rejeitam completamente, especialmente os
líderes de Israel, que o acusam de blasfemar contra Deus, e de ser empoderado
pelo mal.
Jesus não se surpreende. Ele é
realmente o Messias, trazendo o Reino de Deus, mas este não é o que esperavam.
E essa é a ideia chave sobre o
Senhor neste evangelho, a identidade do Senhor, e tal confusão envolve também
os discípulos, iniciando assim a segunda parte.
Segunda Parte
Tudo começa com a conversa
crucial:
"Quem vocês dizem que Eu sou?"
E Pedro responde, dizendo: "É o Messias!"
O entendimento do Messias, naquele
tempo, era de um rei militar que livraria Israel do poder romano. Mas Jesus é o
Messias, de fato, mas o Rei servo e sofredor de Isaías 53, que irá trazer o
governo de Deus, dando Sua vida em Jerusalém. Mas os discípulos não entendiam. Eles
achavam que seguir ao Rei Jesus significará fama, status e importância e Jesus
deixa claro que segui-Lo, na verdade, é como morrer, carregar sua própria cruz.
Ele tem a mesma conversa com eles
duas outras vezes, e isso culmina em uma importante declaração de Jesus de que
"o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar Sua
vida como resgate por muitos".
Os discípulos ainda não entendem,
e eles respondem com confusão e medo.
O ponto chave da segunda parte é:
Jesus leva três de seus discípulos para uma montanha, onde Ele se transfigura,
se torna radiante em luz e glória, e uma
nuvem o encobre. Isso lembra a Glória do Deus de Israel que apareceu a muito
tempo atrás no Monte Sinai. Além disso, dois profetas, Moisés e Elias. E Deus
anuncia novamente "Esse é Meu Filho Amado"
Ao colocar a transfiguração no
meio de todas essas conversas de confusão e medo sobre a identidade do Senhor
Jesus, São Marcos está fazendo uma afirmação colossal de que Jesus, o Filho de
Deus, é a encarnação física da própria Glória de Deus.
E através de Jesus, o glorioso
Deus de Israel irá se tornar Rei, sofrendo e morrendo pelos pecados de Seu
próprio povo. É uma afirmação intrigante que confunde e espanta os discípulos
ao deixarem a montanha, pois toda essa
parte se refere ao gradativo entendimento dos apóstolos sobre o Senhor.
O que nos leva a Terceira Parte.
Terceira Parte
Jesus entra em Jerusalém e todos
o saúdam como o Messias.
Ele entra no Templo e expulsa os
vendilhões, depois inicia uma série de debates com os fariseus. Que então armam
para matá-lO.
Jesus então prepara o coração dos
discípulos para a sua Paixão, por três anúncios.
Institui a Eucaristia, como nosso
alimento e união com Ele, e saí para cumprir a sua missão.
Aqui a história acelera para a
prisão de Jesus, Seu julgamento pelos sacerdotes de Israel e o governador
romano Pilatos que resulta na crucificação de Jesus.
E o ponto chave desta parte é a escuridão que desce sobre a terra (e
não uma nuvem que desce) e uma voz que sobe aos Céus ( e não uma que desce).
Por fim quem faz o anúncio de
quem é o Senhor é um soldado romano: "Esse
homem era o Filho de Deus!"
Ele é a primeira pessoa na história a reconhecer e afirmar o ponto
chocante da identidade de Jesus. Ele é o Filho crucificado de Deus, o Messias,
Jesus de Nazaré que se doou para resgatar a muitos.
Após isso, o corpo de Jesus é
colocado em uma tumba. E no Domingo, duas das santas mulheres, vão à tumba e descobre-na
vazia, a pedra havia sido rolada!
E um anjo as informa de que Jesus
não está lá, que Ele ressuscitou dentre os mortos!
Ele lhes diz para irem e contarem
as boas novas aos outros discípulos, de que Jesus está vivo e Ele irá
encontrá-los novamente na Galiléia e as mulheres ficam muito assustadas Marcos
diz que "elas fugiram da tumba em terror, não contando para ninguém, pois
estavam com medo..." e é assim que o livro termina! Com os discípulos de
Jesus mostrando o mesmo tipo de medo e confusão que concluíram a primeira e
segunda parte.
Agora, se você olhar em sua
Bíblia, vai ver que o evangelho de Marcos tem um pouco mais do que esse final,
o capítulo segue até Jesus aparecer e falar com Seus discípulos, mas também tem
uma nota lá dizendo que esse final não é parte do livro original.
Agora, é possível que o final
original tenha se perdido, ou que Marcos nunca tenha terminado de escrever seus
relatos. Mas também é provável, e até mais provável, que esse final bruto seja
intencional e busque nos mostrar o ponto crucial da história: Jesus sofredor,
crucificado e ressurreto, é o Messias, Filho de Deus, de que o amor de Deus e
Seu Reino foram revelados quando Jesus morreu por nós e então a história
termina.
Isso estimula o leitor a reagir
diante da identidade de Jesus.
E você irá fugir, como os
discípulos?
Ou o reconhecerá como o seu Rei?
E é sobre isso que trata o
Evangelho de Marcos: Jesus é o Filho de Deus, a Glória de Deus manifesta
fisicamente.
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