Pintura: Johann Georg Meyer von Bremen |
Textos anteriores Devocional aqui
O dom do Espírito Santo correspondente à virtude da prudência é o dom do conselho.
Ainda que suponhamos o homem dotado de todas as virtudes infusas e adquiridas para melhor discernir o lícito do ilícito, é impossível que possa apreciar todos os casos particulares e contingentes, e a variedade quase infinita de circunstâncias capazes de modificar a sua moralidade.
Tendo isto em conta, o dom de conselho é uma disposição ou qualidade transcendente da razão prática, em virtude da qual o homem abraça com prontidão e docilidade as ilustrações e moções com que o Espírito Santo vem em seu auxílio, quando se põe a meditar e discernir, no conglomerado de atos e práticas humanas, as que podem servir-lhe para alcançar a vida eterna.
Este dom permanece na alma no Céu! Mas de uma forma muito particular e distinta da forma do dom quando na vida terrena. Pois este dom no Céu, consiste no conhecimento perfeitíssimo que têm os bem aventurados de tudo o que contribui para a felicidade que já possuem e com ela se relaciona, como propriedade e consequência da posse atual ou como meio para iluminar, auxiliar e socorrer os que neste mundo lutam por se lhes juntar no Céu.
Baseado na Suma Teológica de São Tomás de Aquino em forma de Catecismo