Devocional 46: Dom da Sabedoria correspondente à caridade e o vício oposto ao dom da sabedoria (São Tomás de Aquino)
Da avó, assinado e datado de Meyer von Bremen 1847 |
Textos anteriores Devocional aqui
O dom do Espírito Santo correspondente à caridade é o dom de sabedoria, o mais excelente dos dons.
O dom da sabedoria é um dom do Espírito Santo, por ele o homem é capaz de formar juízo e opinião acerca das coisas, tomando por norma e regra a sua causa suprema, a ciência infinita de Deus na medida em que ele consegue conhecê-la pela revelação.
Podemos afirmar que a virtude mais importante é a virtude da fé, uma vez que é o centro de todas as outras, e o dom mais importante é o da sabedoria.
O dom da sabedoria nos traz um benefício em relação ao dom da ciência; este último, nos dá a faculdade de formar juízo acerca das verdadeiras relações das coisas com suas causas e fins imediatos, e o da sabedoria com a causa suprema e fim último, aos quais todos os outros estão subordinados.
Logo, pelo dom da sabedoria, elevamo-nos ao mais alto grau de ciência que se pode alcançar neste mundo.
O vício oposto ao dom da Sabedoria é: querer formar juízo cabal de uma coisa sem ter em conta o destino que Deus lhe assinalou, chamamos a este vício de insensatez e de necedade (afirmação que traduz falta de inteligência ou ignorância; nescidade). É um pecado muito comum, o cometem todos aqueles que forjam planos e ajustam projetos sem lembrar-se de Deus, ou prescindindo (desconsiderando) Deus.
Existe uma oposição irredutível entre a sabedoria do mundo e a de Deus. A sabedoria do mundo considera o bem terreno com fim supremo, organiza a vida de modo que nada falte aqui na terra, ainda em coisas que redundam em detrimento e desprezo de Deus, Bem Supremo, prometido no Céu, ao passo que a sabedoria dos Filhos de Deus consiste em subordinar todos os bens da vida à futura posse da glória.
Portanto, a prática das virtudes teologais e dos dons correspondentes constituem os únicos meios de que dispõem o homem para orientar-se e encaminhar-se para o seu verdadeiro fim último.
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino
Dai, nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que fulgure sobre nós o esplendor de vossa claridade e que a luz da vossa luz, pela iluminação do Espírito Santo, confirme os corações dos que renasceram pela vossa graça. Ó Deus, que hoje instruístes os corações dos fieis com a iluminação do Espírito Santo, dai-nos o reto saber, no mesmo Espírito, e o sempre gozar de sua consolação. Ó Deus, a quem é visível todo coração e compreensível toda vontade, e a quem nada permanece em segredo, purificai pela infusão do Espírito Santo os pensamentos de nossos corações, para que mereçamos amar-vos perfeitamente e louvar-vos dignamente. Ó Deus, por cujo Espírito somos governados, por cuja proteção somos guardados, estendei sobre nós a vossa misericórdia, e sede atento aos que vos suplicam, para que a fé dos vossos fieis em vós seja sempre auxiliada pelos vossos benefícios.
Trechos da "Orações do Dia (Collectae)" retiradas do Missale Romanum, tanto na Forma Ordinária como na Extraordinária.
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.