Devocional 62| Dos Vícios Opostos à Virtude da Religião (superstição e adivinhação) e da Irreligião (tentar a Deus, perjúrio e sacrilégio)
Os vícios que se opõem a virtude da religiosidade são de duas classes:
- uns são opostos por excesso e chamam-se superstição
- outros são por defeito e são chamados de irreligião
Entendemos por superstição uma aglomeração de vícios que consiste em dar a Deus um culto indigno Dele ou em dar às criaturas o que só a Deus pertence. O motivo mais frequente deste pecado é o desejo imoderado em conhecer o oculto, o secreto e o futuro que leva os homens a se entregarem às práticas de adivinhação e de observâncias.
A irreligião abrange dois excessos:
- ver com indiferença ou desdém o que se refere ao culto e serviço de Deus;
- abster-se inteiramente de praticar atos de religião.
Este último se reveste de especial gravidade, visto que supõe desprezo ou esquecimento desdenhoso Daquele a quem todos os homens estão obrigados a servir e honrar.
Este vício se propaga, atualmente, pelo laicismo.
Entendemos como laicismo o ato de pôr Deus completamente a parte, perseguindo-o e tratando de expulsá-lo de toda a parte, a Ele, Dono e Senhor de tudo quanto existe, ou organizando a vida social, familiar e individual, como se Ele não existisse.
O grande pecado do laicismo consiste no ódio e fanatismo sectário ou também de uma espécie de entorpecimento e estupidez moral e intelectual que cega sobre tudo o que se refere ao sobrenatural e ao metafisico.
Temos obrigação de nos opor energicamente contra o laicismo.
Outros vícios que abrangem o ato de irreligião é o perjúrio (falso juramento), o tentar a Deus, o sacrilégio (profanar lugares, objetos ou pessoas sagradas) e a simonia (compra e venda de coisas espirituais ou cargos eclesiásticos).
Tentar a Deus é um pecado contra a virtude da religião, pois sem respeito a Majestade Divina, pedem e exigem a intervenção de Deus como que pondo a prova a sua onipotência. Também tentamos a Deus quando confiamos em seu auxilio sem fazer o que podemos e devemos fazer.
Perjúrio é um pecado contra a virtude da religião pois é apelar com falsidade para o testemunho divino, também é perjúrio o dizer de forma irrefletida o Santo Nome de Deus.
O sacrilégio (atentar contra lugares, coisas e pessoas sagradas) é atentar contra o próprio Deus, aos sacrílegos se reserva os mais severos castigos, ainda neste mundo.
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás
Não te lembres das nossas iniquidades passadas; apressa-te e antecipem-se-nos as tuas misericórdias, pois estamos muito abatidos.
Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.
Salmo 75
Ato meditativo: reze sobre os pontos em negrito ou algum outro que tenha lhe chamado a atenção.
Resolução: peça a Deus a graça de crescer nesta virtude excelsa, mas também faça boas resoluções sobre isso: o que você pode fazer para melhorar o ato de devoção e oração?
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.