A virtude da Ordem
A virtude da ordem é mais do que tentar ser um especialista em eficiência. O Dr. David Isaacs define a ordem como:
"Uma pessoa ordenada segue um procedimento lógico que é essencial para a consecução de qualquer objetivo que ele se propõe - organizando suas coisas, usando suas habilidades, realizando suas atividades por sua própria iniciativa, sem ter que ser constantemente lembrado."
Em um nível supernatural, ordem significa fazer a coisa certa no momento certo, para a maior glória de Deus. Para viver verdadeiramente a virtude da ordem, precisamos desenvolver a ordem correta no reino espiritual, pois somos um composto de corpo e alma. O que fazemos corporalmente influencia a alma e vice-versa.
Assim algumas frases se tornam mais profundas e claras:
"... Sem as virtudes da autodisciplina, contemplação diligente da verdade, simplicidade da vida e dedicação alegre aos outros, você não terá a força interior para combater a cultura da morte que está ameaçando o mundo moderno.”“O que você acredita em seu coração e declara com a boca, você deve se esforçar para cumprir em suas ações." (Papa João Paulo II
"Quem você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo." (Ralph Waldo Emerson)
"A desordem é o contrário da Ordem. A Ordem é uma virtude filha da temperança, irmã do pudor, da modéstia, da castidade (e outras). Todas elas se relacionam com o comportamento e o acolhimento da Ordem Divina. Dessa forma são atos de amor. Tal ação de amor se desdobra na virtude da diligência, que é a capacidade de se aplicar com amor a uma tarefa, "diligir" em latim significa amar, essa presteza e preciosismo em realizar as tarefas é virtuoso. Seu contrário é o vício da preguiça, caracterizado pela negação do esforço, pode ser visto no fato de: fazer tudo de qualquer jeito, não fazer as coisas com amor, cansaço constante pelo fato de não poder fazer o excelente - então não faz nada- falta de ordenação no tempo gasto." Ana Paula Barros.
Trechos do "Plano de Vida Espiritual".
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.