Gotas de Tomismo 67| Virtude da Liberalidade e seus vícios opostos: a avareza e a prodigalidade
Foto: Edouard Boubat |
A última virtude anexa à virtude da justiça particular, que é destinada às obrigações morais dos homens uns com os outros, é a virtude da liberalidade.
A virtude da liberalidade é a disposição de ânimo, em virtude da qual o homem não tem apego excessivo às coisas exteriores de utilidade comum, e está disposto sempre, com regra e medida, a desprender-se delas e especialmente do dinheiro que as representa, em bem da sociedade. É uma virtude de importância pequena quando vemos que se refere aos bens temporais, no entanto, se torna nobre quando contribui para os elevar [os bens temporais] a um fim eterno.
Os vícios opostos a virtude da liberalidade são: a avareza e a prodigalidade.
A avareza é o amor desordenado às riquezas. Por se tratar de uma escravidão aos bens materiais em detrimento dos espirituais é vício degradante e vergonhoso, pois é pernicioso a ponto de levar o avarento a cometer crimes contra Deus, o próximo e contra si mesmo.
As filhas da avareza são: a falta de misericórdia e compaixão, inquietação, violência, astúcia ou dolo, perjúrio, fraude e traição. Pois a avareza é o amor pelas riquezas que gera atitudes para retê-las, a cobiça em aumentá-las e o emprego de meios ilícitos para adquiri-las.
Mas a prodigalidade também é vício, pois o pródigo não sabe olhar bem para a riquezas e tem propensão em dissipá-las.
No entanto, o pior entre os dois vícios é a avareza, pois é mais contrário a virtude da liberalidade, que se orienta pela máxima de que é melhor dar do que guardar.
Portanto, resumidamente, as virtudes anexas à justiça particular, seguem a seguinte ordem conforme sua nobreza:
1) ocupa o primeiro lugar a virtude da religião, que tem por objeto o culto e serviço a Deus;
2) a virtude da piedade para com os pais e a pátria;
3) a virtude da observância para com os superiores;
4) a virtude da gratidão aos benfeitores
5) a virtude da vindicta contra os que nos agravam em matéria que exija reparação;
6) e as virtudes da verdade, a amizade e a liberalidade para com o próximo em respeito a nós mesmo.
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás
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