Gotas de Tomismo 77| Virtudes anexas a Virtude da Temperança 2: Clemência e Mansidão e seus Vícios Opostos
Textos anteriores Devocional aqui
A Clemência e a Mansidão são duas virtudes anexas à Virtude Cardeal da Temperança, e portanto, são mais fáceis. A primeira se destina a moderar os castigos que hajam de impor-se, para que não se excedam os limites da justiça. A segunda é destinada a moderar os movimentos interiores da ira.
No entanto, a clemência não se opõem à severidade, nem a mansidão à vindicta (é a virtude que nos orienta a reparar o dano ou o mal cometido), porque não têm o mesmo objeto e também porque, por caminhos distintos, propendem para o mesmo fim.
Os vícios que se opõem à clemência e à mansidão são: a ira, a crueldade e a ferocidade.
A ira é um movimento do apetite irascível, que nos arrasta a tirar vingança, sem motivo, ou contra a ordem e a razão. A ira compreende três espécies:
- a cólera dos violentos, que se irritam pelo motivo mais insignificante;
- a cólera dos rancorosos, que guardam por muito tempo a recordação das injúrias;
- a cólera dos obstinados, que não descansam enquanto não tiram vingança.
A ira é um pecado capital, porque seu fim, a vingança, com aparência de justa reparação, seduz com facilidade os homens.
As filhas da ira são: a indignação, a vociferação, a blasfêmia, a injúria e a rixa.
Entretanto, existe um vício contrário a ira, pois é oposto à clemência e à mansidão por deficiência, é o vício da apatia e a da indolência, que se revelam em deixar impunes faltas que merecem corretivo.
A crueldade, por sua vez, é a dureza da alma, que se manifesta na imposição de castigos ou penas injustas e irracionais.
Já a ferocidade, consiste numa alegria e complacência selvagens, brutais e desumanas, nos sofrimentos do próximo, não os considerando como castigos merecidos, senão como meio de satisfazer rancores, ou objeto de diversão. A ferocidade opõe-se diretamente à virtude da piedade. Esses excessos, ainda que pareçam incompreensíveis, são possíveis, a história nos atesta, povos aparentemente altamente civilizados que se divertiam com os horrores dos anfiteatros ou os horrores nazistas e comunistas.
Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás
1 comments
Simplesmente maravilhoso poder receber tais emsinamentos, por cuja graça vos sou imensamente agradecido!
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.