Catequese com Contos Medievais 3: O Monge e a sua curiosidade
CONTO
O Monge e a sua curiosidade
CATEQUESE
Um povo de Sacerdotes, Profetas e Reis
Agora, pois, se obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos. Toda a terra é minha, mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada. Tais são as palavras que dirás aos israelitas (Ex 19, 5-6).
O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção […]; virão estrangeiros apascentar vosso gado miúdo, gente de fora vos servirá de lavradores e vinhateiros; a vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor, de ministros de nosso Deus sereis qualificados (Is 61, 1-6).
Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa (1Pd 2, 9).
[…] da parte de Jesus Cristo […], que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai (Ap 1, 5-6).
O Vício da Curiosidade
A Virtude da Estudiosidade é a segunda virtude anexa á Temperança por influência da Virtude da Modéstia (primeira é a Humildade), ela preside e modera a afeição ao estudo e ao desejo de saber.
As virtudes anexas são as virtudes morais que estão diretamente ligadas a uma das quatro virtudes cardeais. Elas giram em torno das cardeais abrindo um leque de riquezas na alma, que se torna capaz de agir bem. Além disso, essas virtudes preparam a alma para os atos mais elevados que são próprios às virtudes cardeais e teologais. Por prepararem a alma são mais fáceis que as virtudes cardeais ou teologais.
O vício oposto à Virtude da Estudiosidade é a Curiosidade, este vício consiste no desejo imoderado de saber o que nos não interessa (saber por saber), ou que nos pode ser prejudicial. Este pecado é cometido com bastante frequência; quer na aquisição de toda classe de conhecimentos, quer na aquisição daqueles que só podem servir para procurar prazeres para os sentidos e fomentar as paixões.
Portanto, é pecado de curiosidade assistir de forma desmedida (em excesso, sem limites de tempo e padrão de qualidade) à leitura, principalmente novelas e romances que incitam a sensualidade, assistir à festas profanas e espetáculos de teatro, cinema e outros da mesma categoria, já que costumam ser também pecado de luxúria e sensualidade.
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.