1) Introdução
Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui).
2) Cronograma Quaresmal
Iniciamos um tempo favorável de aprendizado, silêncio, oração, recolhimento e penitência.
Nesse tempo que a Santa Igreja nos prepara devemos nos esforçar para realizar orações, jejuns e penitências. E para nos ensinar a viver esse tempo como se deve podemos e devemos pedir a companhia da Santa Virgem Maria. Ela nos ensinará a amar, silenciar e a cumprir os pedidos que Ela tão enfaticamente nos fez: penitência e oração.
E para que possamos viver esse tempo de uma melhor forma, com o coração aberto e para que possamos recolher bons frutos desse período, decidimos montar um Cronograma Quaresmal, oferecendo a você uma oportunidade de ver esse período com outros olhos e vivê-lo com uma outra postura. Sempre podemos fazer mais, sempre podemos nos converter mais.
Baixar aqui: Cronograma Quaresmal
Baixar aqui o: e-book a Grande Quaresma (produzido em 2017)
3) Sugestões de Penitência
Diferença entre mortificação e penitência aqui
a) Penitências gastronômicas:
- Trocar a carne por peixe, ovos ou queijo (ou mesmo comer puro)- Comer menos arroz, feijão, pão, macarrão, para sair da mesa com um pouco de apetite
- Eliminar todos doces, refrigerantes, chocolate e demais guloseimas
- Nas refeições, acrescentar algo que seja desagradável, como diminuir a quantidade de sal ou colocar um condimento que quebre um pouco o sabor
- Comer algum legume ou verdura que não se goste muito
- Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde).
- Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável
- Reservar algum dia para o jejum total ou parcial
b) Penitências corporais:
- Dormir sem travesseiro- Sentar-se apenas em cadeiras duras
- Rezar alguma oração mais prolongada de joelhos
- Não usar elevadores ou escadas rolantes
- Trabalhar sem se encostar na cadeira
- Cuidar da postura corporal
- Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé
- Deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo
c) Penitências Morais:
- Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus
- Sorrir sempre, mesmo quando não existe motivo- Moderar a frequência às redes sociais, celular e computador (reduzir a poucas vezes ao dia)
- Desligar as notificações do celular
- Fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros
- Acordar mais cedo para fazer oração (e persistir nesse hábito)
- Não ouvir música no carro
- Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura (essa pode-se adotar pra sempre)
- Não usar jogos eletrônicos, caso seja viciado
- Fazer algum trabalho voluntário
- Rezar mais pelos outros, do que por si mesmo
- Reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo dar atenção aos mendigos
- Falar bem das pessoas que se gostaria de criticar
- Ouvir as pessoas incômodas sem as interromper
- Dormir no horário, mesmo sem vontade.
- Engajar-se para praticar uma virtude por quarenta dias como a modéstia.
d) 10 Sugestões de Santo Antônio:
1. Renúncia à própria vontade;
2. Abstinência de comida e bebida;
3. Rigor do silêncio;
4. Vigílias de oração durante a noite;
5. Derramamento de lágrimas;
6. Dedicação de tempo à leitura;
7. Trabalho físico exigente;
8. Ajudar generosamente os outros;
9. Vestir-se modestamente;
10. Desprezar a própria vaidade.
Estas sugestões de Santo Antônio de Pádua vêm do seu Sermão do Domingo de Pentecostes, 1§7.
+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Talvez seja uma surpresa para você, mas SJPII lia todos os dias um trecho do Tratado antes de dormir, também se inspirou no santo autor desta obra para fazer a Cruz Peregrina da Juventude, mas esta é outra história...
O ponto é que tive a honra de escrever o prefácio deste clássico da literatura católica que influenciou muitos santos (prefácio aqui). Meu primeiro contato em este livro foi em 2014 e depois disso tudo mudou. É uma pena que muitos acreditem que a Total Consagração é ou foi uma modinha, deixaram passar a Graça dessa entrega como quem deixa passar um navio cheio de tesouros. Mas São Luís já sabia disso, nem todos querem trilhar os degraus da consagração, quando desaperece o status murcham também em determinação e passam a debochar do que antes servia de slogan nos eventos e grupos. Mas esta também é outra história...
A Total Consagração é uma chave para aumentar o aporte da Graça, tanto na questão pessoal quanto na social, que a Providência nos concedeu. SJPII sabia disso e por isso a esta consagração se agarrou.
Portanto, não seja desacreditado (ou desajuizado), o mar está alto, as ondas estão agitadas, entre na Arca que é a Nossa Boa Mãe. Para entrar comece lendo o livro, mesmo se estiver em dúvida, leia o livro. A consagração é para todos que querem ser santos, para todos que desejam manter-se na graça, para todos que querem servir a Deus num caminho seguro, para todos que querem um catolicismo que é concretude.
+ Para que venha o Vosso Reino, Ó Jesus,
Venha o Reino de Maria!
No último mês do ano, com os últimos livros do ano de 2022 do Clube de Leitores Salus em parceria com a Cultor de Livros.
"A árvore, a canção e o velho" (aqui) é mais um livro da Elisa Hulshof, autora que se tornou querida de várias formas. A intenção da Elisa nesta pequena obra é nos levar, através de personagens que convergem entre as gerações, às raízes das tradições de Natal. Gostei bastante do últimos capítulos, neles a autora mostra como a conduta e as reações das gerações foram mudando. Achei muito intrigante ver esse aspecto no livro. O tema do livro é a importância das tradições e, principalmente, a beleza de saber a origem delas. Aversões a tradição só surgem da ignorância de sua função e origem.
Nesta obra você encontrará um livro narrado por uma criança, um adulto, um idoso. O indico para catequese, leitura em família e presentear crianças de 8 à 15 anos. Mas se você é adulto não deixe de utilizar a nosso benefício, afinal o bom de "adultar" é poder ler os livros de todas as idades.
Já o livro "Natal segundo os Anjos" (aqui) foi uma surpresa. Bem, este conto é fruto do trabalho de um sacerdote que atende pelo nome de Padre Flávio Sampaio de Paiva e que anualmente faz (ou fazia) um conto de natal para ser lido na paróquia em preparação para o Natal! Sim, eu também fiquei chocada, realmente ninguém pára um padre que quer evangelizar. Este conto corresponde ao Tríduo de Natal de 2011. O que faz o padre devedor de 11 contos, pelas minhas contas, afinal, se tornou uma exigência natalina em minha vida (padre, mi-se-re-re, dá-nos contos Natal!).
Este conto conta com a narração do Natal segundo os três Arcanjos e o que cada um deles fez. O autor nos leva a relembrar passagens bíblicas e nos dá setas em direção à pontos da Catequese básica sobre o Plano de Salvação do Senhor. Bem, é ótimo para catequese (em qualquer idade), leitura em voz alta nas comunidades paroquiais, base para peças de teatro, além de ser um ótimo presente para crianças e jovens. A leitura é beeem fácil.
Espero que abra um espaço em suas leituras para prestigiar a leitura de autores católicos brasileiros.
Singelamente, Ana
- Antes de começar a decorar, é importante preparar as datas para a confissão e ajustar os preparativos para a Solenidade, especialmente se você planeja viajar.
- As músicas clássicas de Natal ajudam a criar um ambiente alegre e moralmente elevado em casa. (Atenção aos especiais de Natal que não respeitam o aniversariante!)
- Preparar a casa e enfeitá-la deve ser um momento de alegria e oração amorosa, ajudando-nos a replicar os preparativos que o Céu e a Sagrada Família fizeram.
- Faça tudo gradativamente. Não é necessário enfeitar tudo de uma vez. O preparo deve ser vivenciado tanto externa quanto internamente, um pouco a cada semana.
- Tente criar receitas específicas para essas semanas, para cada fim de semana (não precisa ser uma ceia, mas algo que você não faz regularmente, mesmo que seja simples). Isso pode ajudar a criar vivências alegres e, se houver crianças, doces memórias.
- No site, é possível baixar o Advento com o Venerável Fulton Sheen. Além disso, na Novena de Natal, você pode se atentar a duas outras datas: o dia de São Nicolau e o dia de Santa Luzia.
"Para a oração pessoal, pode servir um ‘recanto de oração’, com a Sagrada Escritura e ícones (imagens) para aí se estar ‘no segredo’ diante do Pai. Numa família cristã, este gênero de pequeno oratório favorece a oração em comum” (Catecismo, 2691).
Em seu escrito La supresión del pudor, o escritor Jacinto Choza nos abre os olhos à realidade do lar como uma extensão da pessoa. A casa é, segundo o autor, o reflexo dos seus moradores ou, melhor dizendo, o reflexo dos interesses de seus moradores. É um território privado, secreto, de vivência íntima consigo e com os seus amados.
No entanto, a superexposição dos acontecimentos privados se tornou comum, assim como a necessidade incessante de ver a vida alheia. Nada é preservado. Estamos na cultura do despudor.
Com o pudor suprimido e a concupiscência dos olhos superestimulada, os interesses das pessoas se alteraram ou foram condicionados. As casas possuem uma tela gigante (quanto maior, melhor), poucos possuem livros e estantes, e quase nenhuma possui um altar.
O altar deveria ser a instalação central da casa, ou seja, deveria existir um local visível no cômodo mais importante da casa e outros ‘lembretes de fé’, ou seja, pequenos altares, em outros cômodos. Mas, nas casas em que existem, os altares estão sufocados, esmagados ou jogados num rack ou num canto, misturados aos interesses dos moradores. Enfim, não são altares.
A necessidade de existir um oratório em casa é reforçada pela necessidade de estabelecer certa ordem nas coisas que fazem parte da nossa vida. A intenção de ter um oratório em casa nos faz rever os nossos interesses, que são espelhados em nossa casa, e estabelecer uma hierarquia de valor nas coisas que nos cercam e representam o que somos e acreditamos.
Um altar é mais importante que a TV ou a biblioteca, portanto, deve ter um espaço específico, gradativamente melhorado. É possível que você não possa, agora, fazer um altar maravilhoso, mas certamente poderá ordenar algo com o que já tem. Estabelecer um local e fazer o seu melhor no momento já é um grande passo. Mas não deverá se acomodar; à medida que sua situação melhorar (ordenar a importância das coisas faz milagres), você poderá melhorar o seu altar, torná-lo mais belo, como é bela a tradição da Igreja.
Almejando este processo, coloco aqui algumas orientações para se ter um altar doméstico:
Cuidados
- Busque um local (um móvel) que possa ser somente altar, evite uni-lo a outras coisas.
- Evite imagens ou objetos de devoção que sejam muito modernos ou caricatos. As imagens e ícones devem ter rosto, traços humanos definidos e claros, pintura e tons que remetam à oração e recolhimento. Evite luzes e cores que aguçam o interesse passageiro e estimulam demais os sentidos.
- Busque referências.
O Altar Doméstico
Um altar ideal possui:
- Crucifixo
- Velas
- Incensário
- Ícones ou imagens
- Bíblia
- Flores
Lista de sugestões e local de compra aqui.
Deixo aqui algumas imagens de referência:
Caso não tenha um móvel ou espaço adequado poderá fazer um altar aéreo ou de canto, como estes:
Dicas que podem lhe ajudar:
Você deve estar pensando: “Mas eu não tenho dinheiro, Ana”. Bem, vou deixar abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a ter beleza sem gastar horrores.
Primeiro: escolha algumas imagens de referência como as anteriores.
Segundo: ícones e quadros são mais baratos que estátuas. Então, você pode buscar boas imagens na internet, mandar imprimir em alta resolução e no tamanho do quadro que você deseja. Molduras no Mercado Livre são bem em conta. São retas, não possuem arabescos, mas já fazem a diferença. Molduras redondas ficam muito boas. Deixar uma margem branca entre a imagem e a moldura deixa a estética mais elegante.
Terceiro: objetos maiores costumam parecer mais harmoniosos que vários pequenos. Portanto, busque, com o tempo, um altar limpo esteticamente e harmônico.
Tenho certeza de que, com essas dicas, você poderá começar essa ordenação no seu lar. Não deixe de ter, também, pequenos cantos devocionais nos outros cômodos e, quando possível, na entrada da casa.
"Pitágoras foi o primeiro que chamou de filosofia ao estudo da sabedoria, preferindo ser conhecido como filósofo do que como sábio, pois antes dele os homens que se dedicavam a este estudo chamavam-se sofos, isto é, sábios. Mas é belo que ele tivesse chamado aos que buscam a verdade de amantes da sabedoria em vez de sábios, porque a verdade é tão escondida que por mais que a mente se inflame em seu amor e se disponha à sua busca, ainda assim é difícil que possa vir a compreender a verdade tal como ela é. Pitágoras, porém, estabeleceu a filosofia como a disciplina daquelas coisas que verdadeiramente existem e que são, em si mesmas, substâncias imutáveis.
A filosofia é o amor, o estudo e a amizade da sabedoria; não porém desta sabedoria que trata de ferramentas, ou de alguma ciência ou notícia sobre algum método fabril, mas daquela sabedoria que, não necessitando de nada, é uma mente viva e a única e primeira razão de todas as coisas. Este amor da sabedoria é uma iluminação da alma inteligente por aquela pura sabedoria e como que um chamado que ela faz ao homem, de tal modo que o estudo da sabedoria se nos apresenta como uma amizade daquela mente pura e divina. Esta sabedoria impõe a todo gênero de almas os benefícios de sua riqueza, e as conduz à pureza e à força própria de sua natureza. Daqui nasce a verdade das especulações e dos pensamentos, e a santa e pura castidade dos atos." (Hugo de São Vítor)
Introdução
Compete ao estudante católico disseminar, nos meios acadêmicos, as referências de excelência que estão sendo meticulosamente elaboradas em artigos, livros e documentários. É incumbência do universitário tornar o ambiente acadêmico mais saudável, promovendo boas publicações por meio das referências bibliográficas de seus trabalhos.
Indicações de intelectuais católicos brasileiros para uso em trabalhos acadêmicos
Maria Junqueira Schimidt: foi uma educadora, historiadora e escritora brasileira que viveu no início do século XX. Ela escreveu desde biografias de mulheres da nobreza nacional, tais como Amélia de Leuchtenberg, a segunda imperatriz do Brasil, e Princesa Maria da Glória, provavelmente publicadas entre 1928 e 1934 até livros sobre educação, pedagogia, ensino de língua e literatura estrangeiras. entre outros. Foi professora e pedagoga nas décadas de 30 a 40.
Obras (aqui)
Leonel Franca: sacerdote e professor brasileiro. Recebeu o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras, em 1947, como homenagem ao conjunto de sua obra.
Obras (aqui):
Jackson Figueiredo: advogado brasileiro, que atuou intensamente como professor, jornalista, crítico, ensaísta, filósofo e político. Após sua conversão ao catolicismo organizou o movimento católico leigo no Brasil.
Obras (aqui):
Gustavo Corção: escritor, engenheiro, ensaísta e jornalista católico brasileiro, autor de diversos livros sobre política e conduta, além de um romance. Foi membro da antiga União Democrática Nacional (UDN) e um expoente do pensamento conservador no Brasil.
Obras (aqui):
Dom Aquino Correia: foi um sacerdote, prelado, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro, político, nasceu em Cuiabá, MT, em 2 de abril de 1885, e faleceu em São Paulo, SP, em 22 de março de 1956.
Obras (aqui)
Padre João Mohana: foi um padre, médico e escritor brasileiro.
Obras (aqui)
Carlos de Laet: foi um jornalista, professor e poeta brasileiro.
João Camilo Oliveira Torres: foi um escritor, professor, historiador e jornalista brasileiro.
Obras (aqui)
Tristão de Ataíde: foi um renomado escritor, filósofo social, crítico literário e professor brasileiro.
Obras (aqui)
José Pedro Galvão Sousa: foi um filósofo tomista , jurista, cientista político e professor universitário brasileiro. Fundou a Faculdade Paulista de Direito, tendo sido seu vice-diretor, a qual, mais tarde, incorporou-se à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Obras (aqui)
Ruy Afonso Costa Nunes: Bacharel e licenciado em filosofia, Doutor em educação e Livre-docente de filosofia e ciências da educação da Faculdade de Educação da USP, foi também catedrático de filosofia do Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, professor fundador da antiga Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba, atual UNISO, e membro da Academia Sorocabana de Letras.
Obras (aqui)
Carlos Nougué: é um gramático, tradutor, lexicógrafo, professor e escritor brasileiro.
Obras (aqui)
Rodrigo Gurgel: professor de literatura e escrita criativa e crítico literário — do Jornal Rascunho e da Folha de S. Paulo.
Obras (aqui)
Ibsen Noronha: professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mestre e doutorando em Ciências Jurídico-Históricas pela referida faculdade e fundador da Associação para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade.
Obras (aqui)
Olavo de Carvalho: professor e filósofo.
Obras (aqui)
Sidney Silveira: é jornalista, editor, escritor, professor e estudioso da filosofia medieval.
Obras (aqui)
Carlos Ramalhete: professor
Obras (aqui)
Padre Paulo Ricardo: é um sacerdote católico, escritor e professor universitário brasileiro.
Obras (aqui)
Tudo anda ainda muito confuso na terra tupiniquim. Mas mesmo no caos a nossa Princesa - sim, nós temos uma princesa - D. Maria Gabriela de Orleans e Bragança, lançou o seu primeiro single entitulado Terra de Santa Cruz. Que alegria poder escutar uma voz de princesa da Disney, numa princesa real. Inclusive, descobri que ela canta para os doentes nos hospitais. A Princesa parece um raio de sol.
No mais, as contas nas redes sociais continuam a sumir, por ordens legais superiores. Ordens que não vieram do Capitão. Mas ao que parece assim está sendo noticiado fora do país! Sendo que na verdade são ordens da Liga dos Supremos da Verdade.
Por outro lado, não foram noticiados os desaparecidos mais recentes: os livros. As editoras estão fazendo um dedicado trabalho editoral de enviar para reciclagem, sem nenhum receio dos custos, os livros conservadores. Já estamos com mais de dez livros indisponíveis em menos de quatro dias. Talvez você deva ter uma biblioteca proibidona.
Enfim, pelo visto a minha teoria da réplica Xinguilingui está chegando à galope.
São 12:02. Não consigo tirar da cabeça a música da Princesa. "A História no Templo se faz".
Ontem foi um dia nublado e chuvoso em várias regiões, o tempo parecia refletir o ânimo de muitas pessoas. As homilias falavam sobre a vida e a morte, os nossos anseios de eternidade e os novíssimos. Mesmo as boas homilias omitiram a palavra "inferno".
No restante do país parece que, mais claramente, passamos a viver vários "mundos". Passeatas enormes foram feitas em prol de algo um tanto incerto, talvez por se tratar de uma manifestação de existência, que por si só já é uma resistência. Existir pode se tornar motivo de incômodo.
Já os jornais nada noticiaram e grupos do Telegram tomaram um delicioso chá de sumiço por motivos legalmente superiores.
Enquanto isso, num outro mundo, a Luluzinha, está a falar Bon Jour e Buenas em menos de 72 horas. E isso é noticiado alegremente, pois é sinal de sublime eficiência. Youtubers Luluzinhas viajam para o exterior em plena alta do dólar.
Mesmo em meio a tudo isso, por aqui o dia correu cinzento, algum barulho de carros e um hino nacional perdido nas rajadas do vento.
Agora são 8:47 da manhã, não tomei café ainda, pois estava pensando enquanto respondia as perguntas sobre o Purgatório.
Choveu pela manhã e eu acabei de escrever um texto. São 8:12. Não tomei café ainda, estou pensando.
As pessoas falaram muito sobre Cuba e Venezuela nesses últimos anos. Ontem, acabei encontrando, ao acaso, um canal de uma cubana que está em Cuba, vlogando a vida real cubana. Ela é muito fofa, é engenheira e ganha 78 dólares por mês. Bem, achei importante a existência dela na internet e oportuno encontrá-la. Pena que ela nunca recebeu o benefício do dinheiro que saiu daqui.
Existe o medo de nos transformarmos em Cuba ou Venezuela. É sempre possível. Mas o Brasil tem uma tendência a imitar os Of Course ou o Xinguilingui. A aproximação do Brasil com o Xinguilingui sempre foi valorizada nos governos petecas e parece que irão se unir até que se tornem um mar vermelho e nós tenhamos que pedir a Deus para abri-lo.
A ação Xinguilingui é: moderna, rica, tecnológica e adepta de uma ditadura digital para a "proteção" de todos. Desde aplicativos que pontuam sua "qualidade de cidadão" analisando se você passa na faixa, o quê compra durante a semana e etc; até localizadores no celular (vem de fábrica). Tudo culmina no sistema interno e independente de internet que "filtra" informações externas. Todos vivem numa redoma tecnológica moderna.
Se eu fosse apostar, apostaria nessa réplica abrasileirada. Alienação, desinformação e o mundo da Luluzinha ampliado (e agora esse termo que uso há anos, tomou um significado a mais). Ninguém sabe o que acontece, as informações não chegam, propagandas do governo lindas e sorridentes na TV. Novela, propaganda, novela, propaganda e plim plim. Pronto.
Somado a isso os youtubers de esquerda que viajam para o exterior três vezes ao ano e passam o ano novo no exterior, dirão que o dólar baixou, que podem comprar, que está tudo maravilhoso. Também existe a valorização da ancestralidade, das regiões do país e etc, o que atrai muita gente, principalmente as que viajam três vezes ao ano para fora do país.
Mas ainda existe a cogitação do meu pai, que é progressista, veja bem, ele acha que a Luluzinha será pega e o Alquimista irá finalmente sentar na cadeira presidencial. Chutes. Eu também chuto que depois do desenrolar quem pega a cadeira é a Tablet. Afinal, é um jogo de peteca.
Bem, agora são 8:30. Vamos seguir a vida.
Gustavo Corção, numa conferência em 1960, disse que essa guerra, que já vivemos há tempos (nós é que chegamos agora), se caracteriza por ser muito diferente das outras. Anteriormente, os soldados precisavam sair de casa e lutar num lugar (ou lugares) específicos. Já na atual guerra nós simplesmente temos que ficar onde estamos, a guerra é justamente não abandonar o posto. Não abandonar o posto de mulher ou de homem, o posto de pai e de mãe, o posto de filho e filha, o posto de católico, o posto da sua profissão. Uma guerra que se desenrola sob a regra "sigamos em frente, trabalhando com as mãos" (Tessalonicenses 4, 11).
A melhor maneira de lutar é sermos fiéis, mas infelizmente muitos estão se esquecendo da ordem das coisas. O espiritual é superior ao temporal. Nós temos que rezar e agir para a ação eficaz da evangelização e para que os governadores nos permitam levar uma vida tranquila de dignidade e piedade (I Timóteo II).
Eu consigo entender o medo, e com ele a descrença, que cresce em muitos corações. Mas o Senhor não está preso aos acontecimentos terrenos. Nós podemos ser cancaledos pela cultura, mas os Senhor não nos cancelará. Então não se antecipe, não se atormente. Canalize a atenção para algo mais eficaz, pois o Senhor sempre nos diz coisas pelos atos da história. Nós já temos um Salvador, Jesus, Nosso Senhor.
O Reinado do Senhor Jesus é um reinado de santos.
Mantenha-se, portanto, no seu posto e santifique as tarefas diárias. Mude a sua vida espiritual e moral para melhor. E busque ordenar as preocupações. Pois, como nos adverte o Cardeal Pie em suas palestras sobre a Realiza de Cristo:"a questão social tem sua solução na questão religiosa e a questão religiosa se resume ao devido Culto a Deus, a Santa Missa". Observando como estão as coisas na Santa Missa, deveríamos mudar, cada um de nós, a forma como a vivenciamos. Existem mais problemas sociais que brotam da má prestação do Culto a Deus do que você imagina.
Portanto, por enquanto, há muito a ser feito. E se houver algum tipo de revolução, lembre-se que, apesar disso: na sua casa se come na hora certa, o trabalho a ser feito é feito, as orações são feitas. Enfim, na sua casa e vida a ordem existe. Não abandone o seu posto.
Paz e Bem!
Como relatei nos textos anteriores, a formação catequética e intelectual católica está em um novo patamar.
Há 10 anos, quando a internet era só mato e ninguém se importava com alguns temas, falar sobre catequese, beleza, meditação, caminho da perfeição e livros era o caminho de sucesso caso a meta fosse não ser escutado. No entanto, “uma pá de gente” fazia isso… eu sei porque eu estava lá, fazendo isso.
Lembro-me agora de um vídeo sobre leituras anuais. Recordo-me de que recebi um comentário interessantíssimo: “você só lê?”. No entanto, acredite, em tão pouco tempo - 5 anos - não recebo mais comentários desse tipo. Existem mais clubes do livro do que uma pessoa é capaz de ler, e as editoras de livros católicos não estão mais falindo. Escrevo isso para que você saiba, com muita clareza, que nem sempre foi assim e que, para que isso acontecesse, foi necessário muito trabalho, abrindo o mato, para que outros semeassem e colhessem. É importante ter noção dos acontecimentos na linha do tempo, uma visão clara da ação e do tempo da Graça, principalmente nessa terra tupiniquim.
No entanto, com o aumento de conteúdo na internet (outra coisa que não era assim, uma aula na internet era considerada uma pedra preciosa para uns ou uma coisa enfadonha para outros), me parece que a percepção da educação e da formação foi alterada. Veja bem, as pessoas têm acesso a muito conteúdo, muitos são realmente bons, mas isso gera duas questões:
- Será realmente que é possível existir uma banalização do conhecimento, a ponto de as pessoas não valorizarem mais tudo o que é preciso para que determinada aula exista?
- Com tantas lives e aulas acessadas com um clique, será realmente que isso pode ser considerado um verdadeiro processo formativo?
Pois bem, essas são perguntas que qualquer professor ou formador já se fez, principalmente se trabalha na internet. Será mesmo que as pessoas podem valorizar uma coisa que acessam com um clique? Não digo somente valor monetário, mas valor efetivo. Talvez seja uma questão individual, mas existem alguns pontos que me vêm à mente sempre que penso nisso. Há uns dois anos, lembro-me de abrir o canal de um instituto, hoje muito famoso, para assistir a uma aula de um professor que me é muito caro. Acontece que, por algum motivo, a aula 1 foi duplicada como aula 2, ou seja, era a mesma aula. No entanto, meu espanto foi ler os comentários das pessoas reclamando. Fiquei espantada por ser o cúmulo da desvalorização. É incomum esse tipo de reflexão, por isso deixo-a aqui: todo professor é chamado a ensinar, mas ele não é obrigado a ensinar, tampouco é obrigado a oferecer anos do seu conhecimento de graça. Se o professor o faz, é por amor fraterno e por gentileza. Dez minutos de um ensinamento com um professor já devem ser vistos como prêmio, como graça.
Lembro-me de que, em 2010 - 2012, encontrar uma aula, uma palestra na internet era um achado, um congresso era uma grande graça, isso em qualquer área. A percepção do valor do conhecimento mudou muito. E isso se relaciona com o volume da oferta.
Por outro lado, existe a falsa percepção de formação que a internet oferece. A pessoa assiste a uma live aqui, outra ali, outra já lá adiante e pronto, acredita que está em um processo formativo. Não está, me perdoe a sinceridade. Essa falsa percepção de formação é muito danosa para a vida de estudo, e o motivo principal é que está baseada no mimetismo. Dado que a pessoa assiste ao fulano, ao beltrano e ao sicrano da Silva Sauro, passa a falar como ele, a usar os mesmos jargões, expressões e exemplos. Isso não é uma formação, é uma imitação.
Em outros textos, citei que, a depender do modelo, isso é melhor do que nada. Mas de forma alguma é o ideal. O processo educativo busca lapidar o que de melhor você tem, incentivar a pesquisa, a busca, a aprendizagem verdadeira e não a imitação através de lives e aulas soltas, cada uma guiada por um professor.
É preciso buscar um método.
Para um processo formativo, de fato, não é necessária faculdade, mas sim um método, e esse método precisa ter um mentor. Você pode passar por vários processos formativos, mas é preciso entrar em um e seguir até chegar no que deseja e depois mudar, se for o caso. Não deve ficar quicando de live em live achando que isso é uma formação, pois não é.
É como uma criança que passa o dia lambiscando tudo que encontra em uma mesa de petiscos; ela está comendo, mas não está se alimentando, está lambiscando. Aquilo sacia, aparentemente dá forças, mas não nutre.
Conta-se que Santo Agostinho foi para Roma, esperançoso de lá não encontrar os costumeiros alunos que passavam de uma aula a outra. Para que me entenda melhor, explico. Na época de Santo Agostinho, ainda se fazia muita “formação em rodas” nas praças, o mestre e os discípulos, assim o aluno podia entrar e sair dessas rodas de formação… Pois, Santo Agostinho não gostava nada disso, achava desrespeitoso e, de fato, devia atrapalhar muito o professor. Quando penso nessa questão da falsa formação, me parece a mesma coisa, mas online.
Eu falo sobre isso no Curso de Introdução à História da Igreja. O povo quer assistir a aulas mirabolantes, no entanto, não sabe a diferença entre matéria e forma. Desejam entender os grandes momentos conturbados da História da Igreja, mas não buscam saber para onde foram cada um dos apóstolos após o envio do Senhor na Ascensão, ou como cada país da Europa recebeu o Evangelho, quem levou, quem ajudou, depois como os reinados se tornaram católicos, já que eram todos pagãos. Me espanta que poucos queiram suprir os déficits de conhecimento básico antes de se tornarem “católicos cool”.
Todos os dias
VENI, CREATOR SPIRITUS
Vem , ó criador Espírito,
As almas dos teus visita;
Os corações que criastes,
Enche de graça infinita.
Tu, Paráclito és chamado
Dom do Pai celestial,
Fogo, caridade, fonte
Viva unção espiritual.
Tu dás septiforme graça;
Dedo és da destra paterna;
Do Pai, solene promessa,
Dás força da voz suprema.
Nossa razão esclarece,
Teu amor no peito acende,
Do nosso corpo a fraqueza
Com tua força defende.
De nós afasta o inimigo.
Dá que Deus Pai e seu Filho
Por ti nós bem conheçamos,
E em ti, Espírito de ambos
Em todo tempo creiamos.
A Deus Pai se de a gloria
E ao Filho ressuscitado,
Paráclito e a ti também
Com louvor perpetuado. Amém
V. Envia o vosso Espírito, e a tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos. O’ Deus, que instruíste os corações de vossos fieis com a luz do espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém
Dia um: A Graça
"Aos filhos de Deus cumpre serem perfeitos como é perfeito o Pai Celeste, terem costumes divinos e reproduzirem a imagem de Deus em cada um de seus atos, em todos os gestos e ações"
Senhor que dignastes descer do Alto Céu e se encarnar no ventre da Virgem Maria, concedei-nos que neste primeiro dia, por ação da Vossa Graça abundante, tenha início em nós a fecundação efetiva da Vossa Graça de Amor e que a Vossa ação em nós seja profunda, trazendo cura, paz e saúde a nossa alma e corpo, medula e ossos, coração e mente; que todo o nosso ser receba a Graça da Vossa ação eficaz.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 2: O Descanso
"Nos vivificou em Cristo e por Cristo" (Ef 2, 4-5)
Senhor Jesus que vos dignastes descer do mais Alto Céu para habitar entre nós, vê como somos pequenos e muito frágeis. Nosso coração bate um tanto descoordenado em amores, alegrias, preocupações, ansiedades, desgostos ou doenças; nossos ouvidos escutam barulhos internos e externos sem pausa ou descanso, nossos pés se cansam em buscar seja nos vales do mundo, seja na busca da alegria de Vos ver; nossas pálpebras estão inclinadas a simplesmente fechar, sedentas por algum descanso verdadeiro sem nunca conseguir; as mãos estão fartas de buscar às apalpadelas a felicidade. Socorre-nos Senhor nossa pequenez e nos refaz espiritualmente e fisicamente. Vós que elevastes o corpo humano ao se encarnar, socorrei-nos.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
São José, valei-nos!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 3: Vivificação
"Recorda-te de como, arrancado ao poder das trevas, foste transportado à luz e ao reino de Deus" (São Leão)
Amado Jesus que Vos dignastes tomar a forma humana para salvar a humanidade, olhai para mim que sou imagem Vossa desfigurada, que a Vossa Imagem em mim seja restaurada, cura-me do que eu fiz comigo mesmo e do que fizeram comigo, salva-me do demônio, do mundo e de mim mesmo. Cinge meus rins para servi-lO e me ensina a guardar o meu coração para amá-lO, enche-me de vida Deus da Vida e que a Vossa ação vivificante se estenda por toda a minha vida.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 4: Atos Celestes
"A alma do justo é trono de Deus, cheia de sua glória divina"
Belo Jesus que vos dignastes se encarnar no seio da Virgem Maria para nos salvar e elevar o corpo humano e as mais simples tarefas cotidianas ao patamar celestial, reveste o meu corpo da vossa proteção, permita-me mover-me em Vós nas mais simples tarefas. Lembrai-vos daquele dia em que fui apresentado a Vós no batismo, o dia em que minha vida se encheu da vida sobrenatural, lembrai-Vos desse dia que tão frequentemente me esqueço, me ensina a ter atos celestes.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 5: Transfiguração
"O Batismo não tem por único objetivo purificar a alma, santificá-la e levá-la à adoção divina pela comunicação da graça santificante, das virtudes infusas e de todos os dons sobrenaturais, mas também e principalmente comunicar-lhe o Espírito Santo... É tal a importância do Batismo... é um filho de Deus que acaba de nascer, um príncipe do Reino Celestial; e este nascimento não é devido às leis da natureza nem à vontade dos homens, mas unicamente à infinita misericórdia de Deus".
Sabedoria Eterna e encarnada, amável Jesus que se fez homem para nos restituir a graça de filhos de Deus, para podermos ser príncipes e princesas celestiais, transfigura pela graça a minha inteligência e vontade em novas faculdades celestes, Vossa Graça pode transfigurar a essência da minha alma e fazê-la participar da vossa natureza divina, concedei-me Senhor a transfiguração e as maravilhas da vossa graça.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 6: Domínio Universal
"O que confere à nossa alma o mais completo direito ao domínio universal é a dignidade de verdadeira esposa de Cristo".
Ó Amado da minha alma como é grande o poder que a Vossa Graça confere aos Vossos Filhos, pela Vossa Graça recebi o poder sobre as coisas, tudo que é Teu é meu, louvado seja Senhor pela Sua Bondade e Amor, louvado seja por dividir conosco o domínio universal. Mas como sou fraco e ignorante, muitas vezes não soube ou me esqueci de toda a riqueza que me deu e quer me dar. Concedei-me Senhor a graça e a glória que tantas vezes reneguei pelo pecado, revesti-me da Vossa Graça.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 7: Amor Eterno
"Desposar-te-ei na fidelidade". Jr 31,3
Louvado seja o Senhor que se dignou a ser esposo da minha alma, louvado seja por sua bondade, por ver a minha pequenez. A união Contigo é superior a união dos esposos, permita que nada tenhamos em separado: a mesma herança, a mesma casa, o mesmo coração. Permita Senhor que de graça em graça eu cresça nessa união, que minha vida seja cheia da Vossa Presença Esponsal e que meu coração, pela graça, lhe seja fiel, em compromisso convicto e frutos espirituais. Que Vossa Graça faça nossa união fecunda e eterna.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 8: Regeneração
"Ao amá-lO sou casta, ao toca-lO sou pura, ao recebê-lO sou virgem" (Ofício de Santa Inês)
Grande é o Poder da Vossa Graça que nos concede uma nova criação e um alimento celestial. O Senhor que nos legou seus bens, nos honrou com seu nome, nos fez participantes de sua glória, quer que peçamos o pão de cada dia. Grande é a nossa fortuna de sermos destinados a comer o pão celestial, o bom trigo dos eleitos. Louvado seja o Senhor por me conceder acesso tão divino e salutar, via edificada pelo influxo do seu amor, o mesmo influxo de amor que criou o mundo. O Senhor se dá a nós com todos os bens criados, na Eucaristia recebo de Vós o melhor da substância corporal no Vosso Corpo Puro e o melhor da natureza espiritual em Vossa Alma Santíssima. Louvado seja pelas maravilhas incontáveis, visíveis e invisíveis da Vossa Graça, que além de tudo isso nos dá ainda toda natureza divina na Eucaristia. Que a Vossa Presença regenere alma, corpo, mente e comportamento, que a vossa Graça nesse sacramento transforme minha natureza terrena em natureza celeste, que a Vossa Graça operante na transubstanciação atue ainda mais em beneficio de seus filhos suspendendo em nosso favor as leis da natureza e os limites humanos.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Dia 9: Elevados
"Como crianças desejamos um leite espiritual"
Senhor, pela Vossa Graça, eu me apoio em Vosso Poder como se fosse meu. Permita que já aqui na terra eu viva uma vida da mesma espécie que viverei no Céu. Não permita que os filhos de Deus andem pela terra esquecidos da sua dignidade, esquecidos de que todas as criaturas são chamadas a servir os filhos do Deus e de que os tesouros do Altíssimo estão a nossa disposição. Concedei-nos todo o impulso da Graça que contêm poder suficiente para lutar contra o inferno inteiro. Cumula em nós Senhor toda a potência de Vossa Graça, enobrece e transfigura mente, corpo e alma para abarcar a Vossa Santa Ação e nos conduz a uma vida cristã, uma vida celeste, cheia de luz, santidade e paz, como é a Vossa Vontade desde o começo dos tempos.
Rogai por nós, Santíssima Virgem Maria!
Valei-nos, São José!
Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória
Baseado no livro Maravilhas da Graça Divina de 1863 (aqui)
Francesco Vanni (Siena, 1563 – Siena, 26 ottobre 1610) - Immacolata Concezione con Gesù e Dio Padre - 1588 - Pinacoteca Nazionale, Siena |
A Igreja, segundo o novo Manual de Indulgências do Papa Paulo VI, concede uma indulgência plenária a quem reza o Terço em família, nas condições habituais (ter se confessado recentemente, ter comungado e rezado pelo Papa).
Nossa Senhora também disse ao Bem-Aventurado Alano: “Quero que saibas que, apesar de haver várias indulgências já concedidas ao meu Rosário, acrescentarei muitas mais para cada 50 Ave Marias (cada Terço) para aqueles que as rezarem "devotamente, de joelhos, estando, é claro, livres do pecado mortal". E todo aquele que perseverar na devoção do Santo Rosário, rezando estas orações e meditações, será recompensado por isso; eu lhe obterei completa remissão da pena e da culpa de todos os seus pecados no fim de sua vida. Não sejais descrentes, pensando ser isto impossível. É fácil para mim, pois sou a Mãe do Rei do Céus, e Ele chama-Me 'cheia de graças'. E, sendo 'cheia de graças', posso dispensá-las ao meus filhos.”.
15 Promessas
1. A todos os que rezarem meu Rosário com devoção, prometo minha proteção especial e grandíssimas graças.
2. Aquele que perseverar na oração de meu Rosário receberá uma graça insigne.
3. O Rosário será uma defesa poderosíssima contra o inferno; destruirá os vícios, libertará do pecado, dissipará as heresias.
4. O Rosário fará florescerem as virtudes e as boas obras, e obterá para as almas a mais abundante misericórdia divina; fará que nos corações o amor ao mundo seja substituído pelo amor a Deus, elevando-os ao desejo dos bens celestes e eternos. Quantas almas se santificarão com esse meio!
5. Quem se confia a mim por meio do Rosário não perecerá.
6. Quem rezar meu Rosário com devoção, meditando seus mistérios, não será oprimido pela desgraça. Pecador, se converterá; justo, crescerá em graças e se tornará digno da vida eterna.
7. Os verdadeiros devotos de meu Rosário não morrerão sem os Sacramentos da Igreja.
8. Aqueles que rezam meu Rosário encontrarão durante sua vida e em sua morte a luz de Deus e a plenitude de suas graças, e participarão dos méritos dos bem-aventurados.
9. Libertarei muito prontamente do purgatório as almas devotadas a meu Rosário.
10. Os verdadeiros filhos de meu Rosário gozarão de uma grande glória no céu.
11. O que pedirem por meio de meu Rosário, obterão.
12. Aqueles que defenderem meu Rosário serão socorridos por mim em todas as suas necessidades.
13. Obtive de meu Filho que todos os membros da Irmandade do Rosário tenham por irmãos, durante a vida e na hora da morte, os santos do céu.
14. Aqueles que rezarem fielmente meu Rosário serão todos meus filhos amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de predestinação.
Bênçãos do terço (magistério dos papas)
1. Os pecadores obtêm o perdão.
2. As almas sedentas se saciam.
3. Os que estão presos se verão livres.
4. Os que choram encontraram alegria.
5. Os que são tentados encontram tranquilidade.
6. Os pobres são socorridos.
7. Os religiosos são reformados.
8. Os ignorantes são instruídos.
9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.
10. Os mortos alcançam a misericórdia por via dos sufrágios.
Vantagens de se rezar o terço (São Luís Maria Grignion de Montfort)
1. Eleva-nos insensivelmente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo;
2. Purifica as nossas almas do pecado;
3. Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos;
4. Torna-nos fácil a prática das virtudes;
5. Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo;
6. Enriquece-nos de graças e de méritos;
7. Fornece-nos com o que pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens;
8. Por fim, faz-nos obter de Deus toda espécie de graças.
São Luís Maria Grignion de Montfort coloca os dois erros mais comuns dos que rezam o Santo Rosário ou parte dele:
O primeiro erro é não formular nenhuma intenção (é necessário estar em estado de graça para formular intenção para outros), de sorte que se lhe perguntais porque estão rezando, não vos saberiam responder. Tende, pois, sempre em vista, ao rezar o Rosário, alguma graça a pedir, alguma virtude a imitar ou algum pecado a evitar.
O segundo erro que se comete frequentemente é não ter em vista, ao começar o Rosário, outra coisa senão acabá-lo o quanto antes.
São Luís diz que "É uma pena ver como a maior parte das pessoas rezam o Rosário. Rezam-no com uma precipitação espantosa, devoram até a maior parte das palavras. Não se cumprimentaria desse modo ridículo ao último dos homens, e no entanto se imagina que Jesus e Maria se sentem honrados com isso!....".
Outras referências sobre o assunto:
Rosarium Virginis Mariae (16 de outubro de 2002): Carta Apostólica de João Paulo II.
Marialis Cultus (2 de fevereiro de 1974): Exortação Apostólica de Paulo VI.
Christi Matri (15 de setembro de 1966): Carta Encíclica de Paulo VI.
Grata Recordatio (26 de setembro de 1959): Carta Encíclica de João XXIII.
Ingruentium Malorum (15 de setembro de 1951): Carta Encíclica de Pio XII.
Magnae Dei Matris (8 de Setembro de 1892): Carta Encíclica de Leão XIII.
Superiore Anno (30 de agosto de 1884): Carta Encíclica de Leão XIII.
Supremi Apostolatus Officio (1 de setembro de 1883): Carta Encíclica de Leão XIII
Marialis Cultus (2 de fevereiro de 1974): Exortação Apostólica de Paulo VI.
Christi Matri (15 de setembro de 1966): Carta Encíclica de Paulo VI.
Grata Recordatio (26 de setembro de 1959): Carta Encíclica de João XXIII.
Ingruentium Malorum (15 de setembro de 1951): Carta Encíclica de Pio XII.
Magnae Dei Matris (8 de Setembro de 1892): Carta Encíclica de Leão XIII.
Superiore Anno (30 de agosto de 1884): Carta Encíclica de Leão XIII.
Supremi Apostolatus Officio (1 de setembro de 1883): Carta Encíclica de Leão XIII