A Bela Adormecida

by - setembro 13, 2022




A Bela Adormecida é um conto um tanto quanto tenebroso. O fato é que, nos contos, a mulher representa a alma e o homem o corpo ou o próprio Senhor.

A Bela encontrou o fuso, ou o fuso a encontrou, e ela caiu num sono profuuuuundo. Todo mundo no castelo também caiu num sono profundíssimo.

Veja bem, a mulher representa a alma humana nos contos (poderia falar da bruxa também, mas não vou; mas ela está inclusa nesse panorama aí também). A Bela Adormecida é o símbolo da alma que caiu num sono profundo após encontrar-se com a provação. Ela simboliza o “sono de ausência existencial” da alma em pecado (vou te dar um tempo para respirar, respira, caríssimo, respira). Ela é despertada quando o príncipe (que é símbolo do Senhor nesse caso) entra lá no castelo-tumba e a resgata com um beijo, que é a união desses dois símbolos, e ela, então, desperta. Lembra que tem um dragão lá em algumas versões, né? Não preciso lhe explicar agora o simbolismo do dragão e por que é o príncipe quem sempre mata o dragão e não a princesa.

Bem, o que talvez você não saiba é que existe um outro conto com um fuso, algo como “O fuso, a lançadeira e a agulha”. Nele, o fuso é responsável por encontrar o amado da moça e sai saltitando para buscá-lo.

A mulher é a alma e o homem o verdadeiro amado da alma.

Portanto, os símbolos importam! Nós é que não sabemos mais nada sobre o poder deles.

Concluímos que a moral da história é que não podemos deixar a alma adormecida e inerte; ela deve ser vivificada na união com o Senhor. Uma alma dormente faz adormecer todos que a cercam; uma alma viva vivifica os demais.

Ps: antes que alguém invente um curso só sobre isso (acredite, vai acontecer, escreve o que estou falando rsrs), já aviso que tem aulas sobre esses pontos simples, pois são mesmo, lá no Educa-te, como apoio de cursos.



Indicação de leitura: 

Os 77 melhores contos dos Irmãos Grim: aqui

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.