- Antes de começar a decorar, é importante preparar as datas para a confissão e ajustar os preparativos para a Solenidade, especialmente se você planeja viajar.
- As músicas clássicas de Natal ajudam a criar um ambiente alegre e moralmente elevado em casa. (Atenção aos especiais de Natal que não respeitam o aniversariante!)
- Preparar a casa e enfeitá-la deve ser um momento de alegria e oração amorosa, ajudando-nos a replicar os preparativos que o Céu e a Sagrada Família fizeram.
- Faça tudo gradativamente. Não é necessário enfeitar tudo de uma vez. O preparo deve ser vivenciado tanto externa quanto internamente, um pouco a cada semana.
- Tente criar receitas específicas para essas semanas, para cada fim de semana (não precisa ser uma ceia, mas algo que você não faz regularmente, mesmo que seja simples). Isso pode ajudar a criar vivências alegres e, se houver crianças, doces memórias.
- No site, é possível baixar o Advento com o Venerável Fulton Sheen. Além disso, na Novena de Natal, você pode se atentar a duas outras datas: o dia de São Nicolau e o dia de Santa Luzia.
Ana Paula Barros
Especialista em Educação Clássica e Neuro Educação pela Pontifícia Universidade Católica. Graduada em Curadoria de Arte e Produção Cultural pela Academia de Belas Artes de São Paulo. Professora independente no Portal Educa-te (desde 2018). Editora-chefe da Revista Salutaris e autora dos livros: Modéstia (2018), Graça & Beleza (2025).