Intelectuais Católicos Brasileiros
Introdução
Compete ao estudante católico disseminar, nos meios acadêmicos, as referências de excelência que estão sendo meticulosamente elaboradas em artigos, livros e documentários. É incumbência do universitário tornar o ambiente acadêmico mais saudável, promovendo boas publicações por meio das referências bibliográficas de seus trabalhos.
Indicações de intelectuais católicos brasileiros para uso em trabalhos acadêmicos
Maria Junqueira Schimidt: foi uma educadora, historiadora e escritora brasileira que viveu no início do século XX. Ela escreveu desde biografias de mulheres da nobreza nacional, tais como Amélia de Leuchtenberg, a segunda imperatriz do Brasil, e Princesa Maria da Glória, provavelmente publicadas entre 1928 e 1934 até livros sobre educação, pedagogia, ensino de língua e literatura estrangeiras. entre outros. Foi professora e pedagoga nas décadas de 30 a 40.
Obras (aqui)
Leonel Franca: sacerdote e professor brasileiro. Recebeu o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras, em 1947, como homenagem ao conjunto de sua obra.
Obras (aqui):
Jackson Figueiredo: advogado brasileiro, que atuou intensamente como professor, jornalista, crítico, ensaísta, filósofo e político. Após sua conversão ao catolicismo organizou o movimento católico leigo no Brasil.
Obras (aqui):
Gustavo Corção: escritor, engenheiro, ensaísta e jornalista católico brasileiro, autor de diversos livros sobre política e conduta, além de um romance. Foi membro da antiga União Democrática Nacional (UDN) e um expoente do pensamento conservador no Brasil.
Obras (aqui):
Dom Aquino Correia: foi um sacerdote, prelado, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro, político, nasceu em Cuiabá, MT, em 2 de abril de 1885, e faleceu em São Paulo, SP, em 22 de março de 1956.
Obras (aqui)
Padre João Mohana: foi um padre, médico e escritor brasileiro.
Obras (aqui)
Carlos de Laet: foi um jornalista, professor e poeta brasileiro.
João Camilo Oliveira Torres: foi um escritor, professor, historiador e jornalista brasileiro.
Obras (aqui)
Tristão de Ataíde: foi um renomado escritor, filósofo social, crítico literário e professor brasileiro.
Obras (aqui)
José Pedro Galvão Sousa: foi um filósofo tomista , jurista, cientista político e professor universitário brasileiro. Fundou a Faculdade Paulista de Direito, tendo sido seu vice-diretor, a qual, mais tarde, incorporou-se à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Obras (aqui)
Ruy Afonso Costa Nunes: Bacharel e licenciado em filosofia, Doutor em educação e Livre-docente de filosofia e ciências da educação da Faculdade de Educação da USP, foi também catedrático de filosofia do Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, professor fundador da antiga Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba, atual UNISO, e membro da Academia Sorocabana de Letras.
Obras (aqui)
Carlos Nougué: é um gramático, tradutor, lexicógrafo, professor e escritor brasileiro.
Obras (aqui)
Rodrigo Gurgel: professor de literatura e escrita criativa e crítico literário — do Jornal Rascunho e da Folha de S. Paulo.
Obras (aqui)
Ibsen Noronha: professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mestre e doutorando em Ciências Jurídico-Históricas pela referida faculdade e fundador da Associação para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade.
Obras (aqui)
Olavo de Carvalho: professor e filósofo.
Obras (aqui)
Sidney Silveira: é jornalista, editor, escritor, professor e estudioso da filosofia medieval.
Obras (aqui)
Carlos Ramalhete: professor
Obras (aqui)
Padre Paulo Ricardo: é um sacerdote católico, escritor e professor universitário brasileiro.
Obras (aqui)
0 comments
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.