1) Introdução
Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui).
2) Cronograma Quaresmal
Iniciamos um tempo favorável de aprendizado, silêncio, oração, recolhimento e penitência.
Nesse tempo que a Santa Igreja nos prepara devemos nos esforçar para realizar orações, jejuns e penitências. E para nos ensinar a viver esse tempo como se deve podemos e devemos pedir a companhia da Santa Virgem Maria. Ela nos ensinará a amar, silenciar e a cumprir os pedidos que Ela tão enfaticamente nos fez: penitência e oração.
E para que possamos viver esse tempo de uma melhor forma, com o coração aberto e para que possamos recolher bons frutos desse período, decidimos montar um Cronograma Quaresmal, oferecendo a você uma oportunidade de ver esse período com outros olhos e vivê-lo com uma outra postura. Sempre podemos fazer mais, sempre podemos nos converter mais.
Baixar aqui: Cronograma Quaresmal
Baixar aqui o: e-book a Grande Quaresma (produzido em 2017)
3) Sugestões de Penitência
Diferença entre mortificação e penitência aqui
a) Penitências gastronômicas:
- Trocar a carne por peixe, ovos ou queijo (ou mesmo comer puro)- Comer menos arroz, feijão, pão, macarrão, para sair da mesa com um pouco de apetite
- Eliminar todos doces, refrigerantes, chocolate e demais guloseimas
- Nas refeições, acrescentar algo que seja desagradável, como diminuir a quantidade de sal ou colocar um condimento que quebre um pouco o sabor
- Comer algum legume ou verdura que não se goste muito
- Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde).
- Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável
- Reservar algum dia para o jejum total ou parcial
b) Penitências corporais:
- Dormir sem travesseiro- Sentar-se apenas em cadeiras duras
- Rezar alguma oração mais prolongada de joelhos
- Não usar elevadores ou escadas rolantes
- Trabalhar sem se encostar na cadeira
- Cuidar da postura corporal
- Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé
- Deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo
c) Penitências Morais:
- Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus
- Sorrir sempre, mesmo quando não existe motivo- Moderar a frequência às redes sociais, celular e computador (reduzir a poucas vezes ao dia)
- Desligar as notificações do celular
- Fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros
- Acordar mais cedo para fazer oração (e persistir nesse hábito)
- Não ouvir música no carro
- Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura (essa pode-se adotar pra sempre)
- Não usar jogos eletrônicos, caso seja viciado
- Fazer algum trabalho voluntário
- Rezar mais pelos outros, do que por si mesmo
- Reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo dar atenção aos mendigos
- Falar bem das pessoas que se gostaria de criticar
- Ouvir as pessoas incômodas sem as interromper
- Dormir no horário, mesmo sem vontade.
- Engajar-se para praticar uma virtude por quarenta dias como a modéstia.
d) 10 Sugestões de Santo Antônio:
1. Renúncia à própria vontade;
2. Abstinência de comida e bebida;
3. Rigor do silêncio;
4. Vigílias de oração durante a noite;
5. Derramamento de lágrimas;
6. Dedicação de tempo à leitura;
7. Trabalho físico exigente;
8. Ajudar generosamente os outros;
9. Vestir-se modestamente;
10. Desprezar a própria vaidade.
Estas sugestões de Santo Antônio de Pádua vêm do seu Sermão do Domingo de Pentecostes, 1§7.
+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Talvez seja uma surpresa para você, mas SJPII lia todos os dias um trecho do Tratado antes de dormir, também se inspirou no santo autor desta obra para fazer a Cruz Peregrina da Juventude, mas esta é outra história...
O ponto é que tive a honra de escrever o prefácio deste clássico da literatura católica que influenciou muitos santos (prefácio aqui). Meu primeiro contato em este livro foi em 2014 e depois disso tudo mudou. É uma pena que muitos acreditem que a Total Consagração é ou foi uma modinha, deixaram passar a Graça dessa entrega como quem deixa passar um navio cheio de tesouros. Mas São Luís já sabia disso, nem todos querem trilhar os degraus da consagração, quando desaperece o status murcham também em determinação e passam a debochar do que antes servia de slogan nos eventos e grupos. Mas esta também é outra história...
A Total Consagração é uma chave para aumentar o aporte da Graça, tanto na questão pessoal quanto na social, que a Providência nos concedeu. SJPII sabia disso e por isso a esta consagração se agarrou.
Portanto, não seja desacreditado (ou desajuizado), o mar está alto, as ondas estão agitadas, entre na Arca que é a Nossa Boa Mãe. Para entrar comece lendo o livro, mesmo se estiver em dúvida, leia o livro. A consagração é para todos que querem ser santos, para todos que desejam manter-se na graça, para todos que querem servir a Deus num caminho seguro, para todos que querem um catolicismo que é concretude.
+ Para que venha o Vosso Reino, Ó Jesus,
Venha o Reino de Maria!
No último mês do ano, com os últimos livros do ano de 2022 do Clube de Leitores Salus em parceria com a Cultor de Livros.
"A árvore, a canção e o velho" (aqui) é mais um livro da Elisa Hulshof, autora que se tornou querida de várias formas. A intenção da Elisa nesta pequena obra é nos levar, através de personagens que convergem entre as gerações, às raízes das tradições de Natal. Gostei bastante do últimos capítulos, neles a autora mostra como a conduta e as reações das gerações foram mudando. Achei muito intrigante ver esse aspecto no livro. O tema do livro é a importância das tradições e, principalmente, a beleza de saber a origem delas. Aversões a tradição só surgem da ignorância de sua função e origem.
Nesta obra você encontrará um livro narrado por uma criança, um adulto, um idoso. O indico para catequese, leitura em família e presentear crianças de 8 à 15 anos. Mas se você é adulto não deixe de utilizar a nosso benefício, afinal o bom de "adultar" é poder ler os livros de todas as idades.
Já o livro "Natal segundo os Anjos" (aqui) foi uma surpresa. Bem, este conto é fruto do trabalho de um sacerdote que atende pelo nome de Padre Flávio Sampaio de Paiva e que anualmente faz (ou fazia) um conto de natal para ser lido na paróquia em preparação para o Natal! Sim, eu também fiquei chocada, realmente ninguém pára um padre que quer evangelizar. Este conto corresponde ao Tríduo de Natal de 2011. O que faz o padre devedor de 11 contos, pelas minhas contas, afinal, se tornou uma exigência natalina em minha vida (padre, mi-se-re-re, dá-nos contos Natal!).
Este conto conta com a narração do Natal segundo os três Arcanjos e o que cada um deles fez. O autor nos leva a relembrar passagens bíblicas e nos dá setas em direção à pontos da Catequese básica sobre o Plano de Salvação do Senhor. Bem, é ótimo para catequese (em qualquer idade), leitura em voz alta nas comunidades paroquiais, base para peças de teatro, além de ser um ótimo presente para crianças e jovens. A leitura é beeem fácil.
Espero que abra um espaço em suas leituras para prestigiar a leitura de autores católicos brasileiros.
Singelamente, Ana