"Se houver luz na alma, haverá beleza na pessoa. Se houver beleza na pessoa, haverá harmonia na casa. Se houver harmonia na casa, haverá ordem na nação. Se houver ordem na nação, haverá paz no mundo."
Provérbio oriental
A virtude da ordem é mais do que tentar ser um especialista em eficiência.
"O Dr. David Isaacs define a Ordem como:
Uma pessoa ordenada segue um procedimento lógico que é essencial para a consecução de qualquer objetivo que ele se propõe - organizando suas coisas, usando suas habilidades, realizando suas atividades por sua própria iniciativa, sem ter que ser constantemente lembrado. Em um nível supernatural, ordem significa fazer a coisa certa no momento certo, para a maior glória de Deus. Para viver verdadeiramente a virtude da ordem, precisamos desenvolver a ordem correta no reino espiritual, pois somos um composto de corpo e alma. O que fazemos corporalmente influencia a alma e vice-versa. O provérbio oriental acima mostra claramente a relação entre o corpo e a alma em relação à ordem. Então, vamos dar uma olhada no que é necessário para desenvolver a ordem espiritual em nossas vidas.
Em outubro de 1995, o Papa João Paulo II falou em sua chegada ao Aeroporto Internacional de Newark, nos EUA, e enfatizou:
"É vital para a família humana que está em contínua busca de avanços em muitos campos diferentes - ciência, negócios, educação e arte, e em qualquer outro lugar onde a criatividade te leva ... mantenha a compaixão, a generosidade e a preocupação com os outros no centro de seus esforços. O seu poder de exemplo traz uma grande responsabilidade. Use-o bem. Seja um exemplo de justiça e virtude cívica, liberdade vivida na bondade, em casa e além!"
Mais tarde naquele dia, na Catedral do Sagrado Coração, ele lembrou aos seus ouvintes:
“Você, o povo de Deus ..., é a "pedra viva" (1 Pedro 2, 5) que forma o corpo de Cristo no meio de sua vida, cidade e estado. Onde quer que você esteja - famílias, bairros, locais de trabalho ou lazer - você é chamado a edificar a Igreja com fé, esperança e amor. A Igreja está viva em você! Deus, que é o mestre construtor de Seu santo templo, derramou Seu amor em seus corações através do Espírito Santo (Rom. 5, 5)! Você recebeu o presente de uma nova vida. Você foi encarregado de levar a boa nova "a toda a criação" (Mc 16, 15).... Sem as virtudes da autodisciplina, contemplação diligente da verdade, simplicidade de vida e dedicação alegre aos outros, você não terá a força interior para combater a cultura da morte que está ameaçando o mundo moderno.”
Você faz um planejamento diário?
Você mantém isso?
Você define metas diárias?
Você lista metas de longo prazo?
Você se desvia facilmente?
Você conversa muito tempo no telefone?
Fica muito tempo no what’s app?
Fica muito tempo nas redes sociais?
Você é pontual no trabalho?
Sai mais cedo do trabalho?
Você se esforça para melhorar a qualidade e o profissionalismo do seu trabalho?
Você se orgulha de fazer bem o seu trabalho, sem erros?
Você tenta se dar bem com colegas, clientes, parceiros de negócios?
Você contribui na equipe?
Você sempre tem que fazer as coisas do seu jeito?
Você pode aceitar alegremente contratempos, contradições?
Você é paciente e calmo em uma situação tensa?
As pessoas podem contar com você?
As pessoas podem confiar em você?
O trabalho é apenas um salário para você?
Você cumpre os prazos?
Você pede que outras pessoas façam seu trabalho?
Você é viciado em trabalho?
Você é preguiçoso?
Você dá desculpas para si mesmo?
Você é atencioso com os outros?
Você tira muita folga para negócios pessoais?
Você tira folga por doenças menores?
Quando o trabalho se torna difícil, você persevera?
Você é atencioso com aqueles com quem lida?
Você é compreensivo e compassivo com os subordinados?
Você faz seu trabalho agora, quando deveria, ou adia porque não gosta?
Você oferece seu trabalho a Deus todos os dias?
Você é fiel aos seus compromissos?
Você está disposto a aprender para melhorar?
Você controla sua raiva e linguagem?
Você se orgulha do trabalho que realiza, prontamente e bem?
Você leva muito tempo para pausas ou almoços?
Você incomoda os outros porque está entediado ou apenas sente vontade de conversar?
Você se mantém ocupado?
Você leva coisas da empresa para casa?
Evita aprender coisas novas por medo ou preguiça?
Você dá ao seu funcionário o salário pelo dia de trabalho honesto?
Se Jesus viesse à sua casa [ou trabalho]
"Se Jesus viesse à sua casa para passar um dia ou dois. Se Ele viesse inesperadamente, eu me pergunto o que você faria.
Ah, eu sei que você daria o seu melhor espaço para um convidado tão honrado, e toda a comida que você serviria a Ele seria a melhor, e você continuaria assegurando a Ele que está feliz por tê-lO lá, servi- lO em sua própria casa é uma alegria sem comparação.
Mas - quando você O ver chegando, irá encontrá-lO na porta com os braços estendidos em boas-vindas ao seu Visitante Celeste? Você precisaria trocar de roupa antes de deixá-lO entrar, ou esconder algumas revistas e colocar a Bíblia onde ela deveria estar?
Você desligaria o rádio e esperaria que Ele não tivesse ouvido o que estava tocando? Você esconderia sua música mundana e abriria alguns livros de hinos?
E me pergunto: se o Salvador passasse um ou dois dias com você, você continuaria fazendo as coisas que sempre fez? Diria as coisas que sempre diz? A vida para você continuaria como no dia a dia? A conversa da sua família manteria o ritmo habitual?
E você acharia difícil, a cada refeição, dizer uma oração à mesa? Você cantaria as mesmas músicas que sempre cantou e leria os livros que sempre lê? E O deixaria ver as coisas nas quais sua mente e espírito se alimentam? Ou você talvez mudaria seus planos por apenas um dia ou mais?
Você gostaria que Ele conhecesse seus amigos mais próximos ou esperaria que eles ficassem longe até que a visita terminasse? Você ficaria feliz por tê-lO na sua casa para sempre, ou você suspiraria com grande alívio quando Ele finalmente fosse embora? Talvez seja interessante saber o que você faria se Jesus Cristo passasse algum tempo com você." (Lois Blanchard)
"A desordem é o contrário da Ordem. A Ordem é uma virtude filha da Temperança, irmã do Pudor, da Modéstia, da Castidade. Todas elas se relacionam com o comportamento e o acolhimento da Ordem Divina. Dessa forma são atos de amor. Tal ação de amor se desdobra na Virtude da Diligência, que é a capacidade de se aplicar com amor a uma tarefa, "diligir" em latim significa amar, essa presteza e preciosismo em realizar as tarefas é virtuoso. Seu contrário é o vício da preguiça, caracterizado pela negação do esforço, pode ser visto no fato de: fazer tudo de qualquer jeito, não fazer as coisas com amor, cansaço constante pelo fato de não poder fazer o excelente - então não faz nada- falta de ordenação no tempo gasto." (Ana Paula Barros)
Oração pela Virtude da Ordem
Bom e eterno Deus, Altíssimo Senhor e Pai, agradeço porque uma de suas belas qualidades é trabalhar de maneira ordenada, mesmo no início da criação, fez tudo perfeito e bom, de uma maneira excelente. Confio, Bom Pai, que o Senhor quer que eu leve uma vida ordenada.
Senhor, a Tua vontade é que façamos tudo decentemente e em ordem, peço-Te que me ajudes a andar nesta virtude e poder aplicá-la à minha mente e coração, porque do jeito que penso, é assim que vou viver.
Ensina-me a fazer dessa virtude minha conduta de vida. Em mim, em minha casa e na igreja. Ajude-me a ser uma pessoa pontual, vestir-me corretamente e modestamente, mostrar sempre reverência durante o Ofício e Ensino Sagrado, quero poder sempre cumprir o que foi acordado, ensina-me a tratar minha família, vizinhos, colegas e irmãos de fé com respeito e cordialidade sincera (pedir ajuda especifica em alguma prática da virtude, caso precise).
Senhor, da mesma forma, peço que a Igreja possa ser guiada e alinhada pelos Teus Mandamentos e Santa Doutrina, que viva uma verdadeira unidade na Santa Verdade, sob a influência do Teu Santo Espírito. Em nome de Jesus e pelas Lágrimas de Nossa Senhora.
Amém!