Estudiosidade 1| O Analfabetismo funcional
Introdução
Características do Analfabeto Funcional
O resultado dessa Babel interpretativa é a incapacidade generalizada de aprender.
O Aprendizado
"A lógica é a arte de pensar; a gramática, a arte de inventar símbolos e combiná-los para expressar pensamento; e a retórica, a arte de comunicar pensamentos de uma mente a outra, ou de adaptar a linguagem à circunstância."³
Ler ou escutar uma aula de forma emotiva produz um arquivo mental distorcido e ilusório.
- perseverança,
- ler os textos, livros e escutar as palestras na íntegra,
- detectar os pontos-chave do pensamento do autor e não dos próprios pensamentos,
- contrastar os ensinamentos do autor com os próprios pensamentos,
- intercalar ou contrapor o apresentado com outros autores.
2 comments
Interessante perceber esse gradiente e verificar que nem o Olavo, nem a pessoa na plateia, detinham a resposta precisa; de uma ou de outra forma, ainda assim, a olhos nus, o ambiente cultural brasileiro é devastador, um deserto dentro e fora de universidades e escolas. É tanto que aqueles com inclinação intelectual devem cuidar da própria educação. Com alguma sorte, refugiam uns aos outros.
ResponderExcluirPonto interessante também mencionado é o vício comum (por infortúnio, preguiça ou inépcia), ao "ensopar" os próprios pensamentos como se do autor fossem conjecturas embotadas durante ou após a leitura. Sem a capacidade de discernir o encadeamento e a tessitura, seja qual for a manifestação do texto. De fato, é aí onde está a necessidade da perseverança referida, entre as outras importantes sugestões para apreensão e uma boa leitura.
Paciência, humildade e busca por uma assimilação verdadeira.
Grato por compartilhar.
Ennio
De fato, um artigo muito bem escrito. Infelizmente, nós estamos perdidos se a nossa esperança vem das escolas e universidades, mas como Deus é bom, ele levanta pessoas iluminadas para nos ensinar de verdade e nos impulsionar a buscar a verdade.
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.