Crônicas: Criando uma cultura dos livros

by - agosto 05, 2023




 "Os livros são uma sociedade deliciosa. Se você entra em uma sala e a encontra cheia de livros, mesmo sem tirá-los das prateleiras, eles parecem falar com você, para lhe dar as boas-vindas." (William Gladstone)


Eu me lembro da primeira vez que consegui manusear muitos livros. Foi quando entrei na Biblioteca Municipal de Piracicaba, quando ainda ocupava o prédio ao lado da Capela de São Benedito (lugar nomeado pelo Dom Moacyr Vitti como a Praça dos Quatro Poderes em Piracicaba), e fiz a minha carteirinha da Biblioteca. Então, depois do curso de computação, veja bem, ia até a biblioteca, passava a catraca de entrada e entrava na linda área à esquerda (à direita era o balcão para pesquisa, que eu já conhecia, a sala da esquerda era nova na minha vidinha de 12 anos). Eu não sei quanto tempo ficava ali, só me recordo de levar quatro ou cinco livros para casa. Detalhe, eu ia sozinha. O resultado foi ter lido os clássicos brasileiros e alguns outros antes do ensino médio. E não, eu não tinha ninguém me ajudando, somente o meu anjo da guarda. Foi também na biblioteca que encontrei o livro a "Bíblia no meu dia a dia" do Padre Jonas (ele não era tão famoso) e fiz meu primeiro programa de leitura bíblica. Estimulada por um livro da Biblioteca.


Meus pais não são leitores, são pessoas muito simples, mas que respeitam o que eu chamo "nobreza do livro". Eu tenho até hoje uma edição que meu pai achou do livro Dom Casmurro, todo estrupiado, o coitado do livro, mas está aqui comigo, são e salvo, já há 20 anos.


Acho que desde nova percebi que os livros são importantes e nobres professores. E acredito que gradativamente comecei a semear uma cultura dos livros na minha vida. Bem, eu sou a irmã e tia e amiga e filha espiritual que só dá livros de presente. Alguns livros que presenteei a minha irmã mais nova estão hoje com minhas sobrinhas. E minha casa acabou por refletir essa acolhedora cultura.


Comecei este texto falando sobre a Biblioteca, pois sei que alguns acreditam que quem lê muito é rico ou sempre ganhou livros de presente ou sempre foi incentivado em casa ou qualquer outra coisa. Como vê não é bem assim. A cultura do livro é algo que se constrói. Devagar, com releituras, doações, trocas de livros, visitas à sebos e um olhar atento às editoras que auxiliam esta cultura.


Minhas sobrinhas ficam impressionadas porque em minha casa não tenho TV, quando elas chegam colocam o rostinho na estante e pegam um dos livros de contos, que elas já sabem que são delas. Quando vão embora já podem sair com um ou outro livro. Fico feliz quando alguém me visita e se sente mais encorajado a ler, a fugir da agitação e acumulo de informação lá fora. Para mim é um elogio enorme ver minhas sobrinhas dizendo que: "a casa da minha tia é uma biblioteca". Não é, mas fico feliz que elas sintam o que eu sentia ao entrar na Biblioteca Municipal da minha cidade: certo maravilhamento.


Ler exige disciplina, o ambiente doméstico cheio de livros é um aconchegante convite à leitura e nos ajuda a fugir da cultura do entretenimento chamativo. Um ambiente que cria espaço para leitura e conversas tranquilas, risadas genuínas e tranquilidade. Não é preciso muito: bons livros, chá ou café e um sofá. Pronto.


Antes das redes sociais eu mergulhava num livro, sinceramente, não me lembro de algo que gostasse mais, minhas memórias da infância, adolescência e férias da faculdade estão cheias de memórias de coisas que eu li. A cultura do livro me ajuda a não me esquecer do quanto isso foi edificante e fundamental para mim. Muito do que eu sou são os livros que eu li, muitas respostas de Deus chegaram até mim por um livro e muitos projetos que realizei começaram com um livro que deu fruto cinco, dez anos depois.


Se você percebe que gostaria de criar esta cultura em sua vida e casa, eu quero lhe encorajar. Primeiro reze a Deus por isto, é bem verdade o que conta os antigos judeus, sempre reze apresentando a sua dúvida e a resposta virá. Acredite, é verdade, e isso não é diferente para as leituras e estudos. Depois, seja um rato de sebos e boas editoras. Tenha certeza que você colherá ótimas coisas. Acredite na Providência e na Bondade do Senhor.


Talvez eu já tenha contado essa história, mas relembrar é viver. Em 2020 eu estava fazendo o Plano de Leitura Bíblica com comentário dos Doutores da Igreja, aqui neste site. Quando cheguei ao Antigo Testamento começou a dificuldade em encontrar bons autores e textos válidos. Fiz o que falei anteriormente. Depois de um tempo, achei na sacristia de um Igreja um saco preto cheio de edições de Bíblias comentadas, duas coleções inteiras, mais a coleção História dos Hebreus, também inteira. Os livros seriam enviados para alguma forma de descarte. Como também já aconteceu de encontrar no sebo um livro que eu só fui usar anos depois, num estudo ... havia comprado por pura intuição.


Então, se você quer fazer parte dos semeadores da cultura do livro, sugiro fortemente que se permita ser um pouco doido. Visite sebos sem intenção certa, peça para ver a biblioteca dos amigos, valorize livros antigos e gastos, fale sobre livros sem medo e presentei com livros sem acanhamento. Você verá como essa assembleia de amigos é respeitosa e grata com seus cultivadores.














You May Also Like

7 comments

  1. Gostaria de ter começado a cultivar o hábito da leitura desde criança, infelizmente não via a leitura como um prazer, como vejo hoje. Agora percebo como fez falta. Mas não existe sensação melhor do que entrar no meu quarto no fim de um dia de trabalho e ver meus livros lá, parecem tornar o ambiente mais aconchegante.

    ResponderExcluir
  2. Vim após ver a indicação no Instagram, esse texto dá um quentinho no coração haha. Faz muito tempo que não visito uma biblioteca ... Relembrei a sensação maravilhosa de estar rodeada por uma imensidão de livros, tantos universos...
    Já me programei para ir explorar alguns sebos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, você não sabe o quão feliz eu fiquei ao ler esse texto. Também sou de Piracicaba, trabalho ao lado da Biblioteca Municipal e passo o meu horário de almoço lá.
    Também não sou filha de pais leitores mas desde os meus 13 anos adquiri esse hábito que faz toda diferença na minha vida. Sonho em ter a minha casa com uma biblioteca imensa, cadeiras, sofás e tapetes aconchegantes junto de uma lareira onde poderei ler tranquilamente hahah. Obrigada pelas dicas de onde podemos conseguir mais livros (já que meu salário sofre um pouco nesse quesito rsrs).
    Ultimamente tenho incentivado minha melhor amiga a ler e está sendo uma experiência bem bacana. Espero poder continuar crescendo a cultura dos livros.

    Que Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paz e Bem! Que alegria em ler isso! Vai no sebo da Benjamim! Aquele super bagunçado rsrs tem umas coisas super legais lá, de vez em quando, nas pilhas de baixo rsrsr leva a sua amiga também!

      Excluir
  4. Cultivei o hábito da leitura desde criança e hoje sou uma adulta que mal consegue terminar um livro. Até compro, me interesso, começo a leitura mas não termino. Tédio e sono sem fim! Acho tudo chato. Estou muito chateada com isso. Até matéria de concurso lendo dá sono e “apago” em cima da mesa. Não sei o que está acontecendo.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.