Cronograma da Total Consagração à Santíssima Virgem Maria| Setembro de 2024

by - dezembro 20, 2023




1- Introdução

Salve Maria Puríssima!

Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês. 

Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.




Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui. 




Segue as orientações para quem deseja se consagrar:

Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações,  pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)


O que é o pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.



1.1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção



a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, por um mês,

b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!

c) Para cada capítulo você encontrará uma um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração. Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e o texto de apoio. Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.



1.2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios



a) Para se consagrar é preciso fazer os 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.

b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.


1.3 - No Dia da Consagração


Você deverá realizar: 

- uma Confissão Geral (clique aqui.), ao menos numa data próxima ao dia, 
- receber a Comunhão Sacramental 
- Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem (não é obrigatória a presença do padre) ou após a Comunhão, ou ainda dentro do Rito da Santa Missa (após a comunhão), se padre autorizar.

Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição (salusincaritate@hotmail.com)!



2- Materiais necessários e materiais apoio


a) Para se consagrar você precisará ler, como já dito, obrigatoriamente o:

Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (encontre aqui)

b) Para lhe auxiliar durante a sua formação lhe ofereço um material de apoio e aprofundamento para download gratuito:

- e-book: Eis os Escravos do Senhor (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos dias de Formação (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos 30 dias de Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Orações para cada semana dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Áudios com Meditações para cada dia dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)


c) Bibliografia adicional para leitura, em tempo oportuno, após a consagração:

- Segredo da Total Consagração a Santíssima Virgem (encontre aqui)
- Glórias de Maria (encontre aqui)
- Meditações sobre as Virtudes de Nossa Senhora (encontre aqui)
- O ideal da alma fervorosa (encontre aqui)


3- Planejamento das datas de Formação e Exercícios Espirituais


CRONOGRAMA DE SETEMBRO 2024

08 - NOSSA SENHORA MENINA
15 - NOSSA SENHORA DAS DORES
19- NOSSA SENHORA DE LA SALETE
24- NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


Nossa Senhora Menina

A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA MENINA 

A imagem de Nossa Senhora Menina foi modelada em cera em 1735 pela Irmã Isabella Chiara Fornari (1697-1744), em Todi, Itália. Em 1738 essa imagem foi comprada pelo Bispo de Milão, Alberico Simonetta. Mais ou menos um ano após a sua morte a imagem foi para as irmãs capuchinhas do Monastério de Santa Maria dos Anjos. As freiras desse convento passaram então a venerar Nossa Senhora Menina porque elas se dedicavam à educação de jovens. Logo essas irmãs tornaram-se devotas fervorosas do mistério da Natividade de Maria. 

Durante a supressão das congregações religiosas (nos anos 1800) a imagem de Maria Menina ficou sob a custódia da irmã Bárbara Viazzoli, que foi a última freira capuchinha a guardar essa imagem. Logo depois de sua morte a imagem foi dada ao pároco da Igreja de São Marcos, Frei Luigi Bosisio, que, por sua vez, confiou a imagem à Madre Superiora Teresa Bosio das Irmãs de Caridade do Hospital Ciceri, em 1842. Em 24 de abril de 1876 a imagem de cera foi trazida para o lugar onde está até hoje, na Maternidade das Irmãs de Caridade, em Milão. Durante todo esse tempo a devoção a Nossa Senhora Menina ficou limitada às freiras e noviças daquela comunidade. A imagem era usualmente exposta no Noviciado e somente ia para a capela no dia da Natividade de Maria, dia 8 de Setembro e também durante as Oitavas (um período de oito dias que incluía o dia da festa seguido de mais sete dias). No entanto, o tempo e as festas deixaram marcas na imagem de cera. A face se tornou descolorida e amarelada, sem vida. 

A partir de 9 de setembro de 1884 Nossa Senhora Menina começou a recompensar seus devotos. A Irmã Giuseppa Woinovich ficou entrevada e sentia dores terríveis devido à paralisia de seus braços e pernas. Em 8 de setembro ela implorou à Madre Superiora que trouxesse a imagem de Nossa Senhora Menina para a enfermaria para que ela pudesse passar a noite. Na manhã seguinte a Madre Superiora teve a idéia de levar a todas as outras doentes da enfermaria aquela velha e maltratada imagem para que todas pudessem venerá-la. Naquela enfermaria havia uma noviça muito devota chamada Giulia Macario, que não podia andar devido a uma grave doença. 

Fervorosamente ela tomou a imagem em seus braços e pediu a Maria Menina a graça de ter sua saúde de volta. Imediatamente ela foi curada. Após esse milagre a imagem foi guardada no quarto da Madre Superiora. Em 18 de outubro de 1884 vestiram a imagem de Maria Menina e a colocaram num lindo berço. Ela foi solenemente carregada e colocada entre dois candelabros, num quarto que ficou sendo sua capela provisória. Ali as Irmãs podiam parar para rezar assentadas no único banco que havia no aposento. Nos meses seguintes outras duas Irmãs foram miraculosamente curadas pela intercessão de Nossa Senhora Menina. Muitas graças e milagres aconteceram pela devoção de Maria Menina. Em 16 de janeiro de 1885 as Irmãs começaram a testemunhar uma incrível transformação. Daquela imagem de cera amarelada, cinzenta e sem vida começou a surgir cor e vivacidade e a imagem passou a ser tão linda quanto o rosto de um bebê. Em 8 de setembro de 1888 a Madre Superiora Clementina Lachman levou Maria Menina para sua nova capela. Em 31 de Maio de 1904 a imagem foi solenemente coroada pelo Cardeal Ferrari e em setembro de 1909 o Papa Pio X concedeu indulgência plenária para visitas às capelas das Irmãs de Caridade a todo dia 8 de setembro. 

Nos anos subsequentes uma corrente de fraternidade em honra a Maria Menina e a “Liga da Inocência” foram criadas. Passou a ser costume dar de presente uma pequena imagem de Nossa Senhora Menina aos casais recém-casados. A devoção a Maria Menina se espalhou a partir de Milão para toda a Itália. Durante a segunda guerra mundial, em 24 de outubro de 1942 o convento foi atingido por bombas. Em fevereiro de 1942 levaram a imagem para um lugar seguro, na Via Maggianico. Durante os dias 15 e 16 de agosto de 1943, devido aos constantes bombardeios, o santuário e o convento ficaram em ruínas. No entanto, a destruição do santuário não deteve as freiras e as pessoas em Milão e foi feita a celebração da festa da Natividade de Nossa Senhora. Em 4 de setembro de 1945 Nossa Senhora Menina retornou a Milão. Depois do terceiro dia de celebração em sua honra ela foi provisoriamente instalada em uma capela próxima ao convento. Em 18 de novembro de 1953 ela foi levada ao novo santuário e, no dia 21 o novo santuário foi consagrado pelo Cardeal Schuster. 


Nossa Senhora das Dores



Nosssa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.                         

O culto

O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou-se no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na então Germânia, hoje, Alemanha. A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem profundamente mariana.

As sete dores de Nossa Senhora

1.       A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
2.       A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
3.       O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
4.       O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
5.       O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
6.       Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
7.       O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).


Promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores

Nas revelações dadas a Santa Brígida, aprovadas pela Igreja Católica, vemos sete graças maravilhosas que Nossa Senhora prometeu a quem rezar a cada dia sete Ave-Marias em honra de suas Sete dores, fazendo uma pequena meditação sobre essas dores. As promessas são as seguintes:
1ª - Porei a paz em suas famílias.  2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.  3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.  4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.  5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.  6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.  7ª - Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria. 

Promessas de Jesus a Santo Afonso

Santo Afonso Maria de Ligório recebeu revelações em que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças:
1ª – Que aquele devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer antes de sua morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.
2ª - Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de Sua Paixão dando-lhes depois um competente prêmio no Céu.  3ª - Jesus Cristo guardá-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte.  4ª - Por fim os deixará nas mãos de sua Mãe para que delas disponha a seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.


Nossa Senhora de la Salete

Nos belos Alpes da França existe uma montanha chamada La Salette. Ela fica na Diocese de Grenoble. Em setembro do ano de 1846, duas crianças pastoreavam ovelhas no alto da montanha: um menino chamado Maximim Giraud, de 11 anos, e a adolescente Melanie Calvat, de 15 anos. As duas crianças tinham pouco estudo por causa do difícil e exigente trabalho que faziam.

A aparição de Nossa Senhora

Em uma tarde enquanto esperavam a hora de voltarem para casa, viram uma forte luz e uma bela Senhora sentada numa pedra, com belos trajes de camponesa. Era uma “Belle Dame”, como eles definiram. Ela tinha na cabeça um diadema dourado e pisava sobre lindas flores, que desapareceram quando ela foi embora. A Senhora estava chorando e disse:
“Vinde meus filhos, não tenhais medo! Estou aqui para contar uma grande novidade. Se meu povo não quiser aceitar, vejo-me forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não posso mais segurar. A tanto tempo que sofro por vós”.
E a Virgem continuou num bonito diálogo com os pequenos pastores:
“E vocês, fazem bem as orações?”
Eles responderam: “Não muito bem.”  E Maria continuou:
“Meus filhos, é preciso fazê-las bem, à noite e de manhã. Quando não puderem rezar, recitem ao menos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria; mas quando tiverem tempo, é preciso rezar mais”.
As crianças estavam maravilhadas com aquela visão. E Nossa Senhora continuou:

Um alerta da Mãe

“Os que conduzem os carros (de boi), não o fazem sem abusar do nome de meu Filho. Se a colheita se estraga, não é senão por vossa causa. Bem vo-lo mostrei no ano passado com a colheita das batatas e não fizestes caso. Ao contrário, quando encontráveis estragadas, era então que em tom de revolta, pronunciáveis o nome de meu Filho.” As crianças reconheciam que essas coisas realmente tinham acontecido com o povo daquela região.


Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês é um dos títulos da Virgem Maria. Surgiu em 1218 quando São Pedro Nolasco, São Raimundo do Peñafort e o Rei Dom Jaime I da Espanha tiveram o mesmo sonho com a Virgem Maria. No sonho, ela pedir para que eles fundassem uma Ordem Religiosa que tivesse como objetivo libertar os cristãos escravizados pelos muçulmanos. Na época, os muçulmanos tinham invadido parte da Península Ibérica, prendendo e escravizando inúmeros cristãos. A recém criada Ordem passou a se chamar Ordem dos Mercedários em homenagem a Nossa Senhora das Mercês. Muitos membros da ordem chegaram a doar suas vidas pela libertação de cristãos que tinham sido escravizados. Por tudo isso, a imagem é rica em símbolos. Vamos conhece-los.

O significado da palavra "Mercê"

Mercê é uma palavra do português arcaico e significa Favor, graça, benefício, perdão, indulto. Este último significado é relevante há história de Nossa Senhora das Mercês, pois significa libertação. Assim, entendemos que Nossa Senhora das Mercês veio para libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real feita pelos muçulmanos. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.



Cronograma de Formação para a Total Consagração a Jesus por Maria

Nossa Senhora  Menina, rogai por nós.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.
Nossa Senhora de la Salete, rogai por nós. 
Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós. 


O cronograma deve ser seguido para uma formação decente e clara. Você deverá ler o Tratado e ler os textos da apostila nas seguintes datas: 

06 de julho Pequena Introdução à Escatologia (pg. 11 do e-book Eis os Escravos do Senhor)
07 de julho A Grande Batalha (pg. 35 - 44 do e-book)
13 de julho Cap 1 do Tratado + pg 45- 58 do e-book
14 de julho Cap 2 do Tratado  + pg 59 - 62 do e-book
20 de julho - Cap 3 do Tratado + pg 63 -65 do e-book
21 de julhoCap 4 do Tratado + pg 66-69 do e-book
27 de julho Cap 5 do Tratado + pg 70 - 72 do e-book
28 de julho -  Cap 6 do Tratado + pg 73 - 75 do e-book
03 de agosto Cap 7 do Tratado + pg 75-76 do e-book
04 de agostoCap 8 do Tratado + pg 77-80 do e-book

- o tempo restante deve ser usado para o esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação, pelo e-mail salusincaritate@hotmail.com. 


Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração a Jesus por Maria 


Para Nossa Senhora Menina: 09 de agosto à 07 de setembro
Para Nossa Senhora das Dores: 16 de agosto à 14 de setembro
Para Nossa Senhora de la Salete: 20 de agosto  à 18 de setembro

Para Nossa Senhora das Mercês: 25 de agosto  à 23 de setembro



As orações obrigatórias para cada uma das semanas dos 30 dias de Exercícios Espirituais são: 




12 dias preliminares (pedindo o desapego do mundo) – Ver Tratado n. 227 Orações Diárias (“Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”)

1ª semana (6 dias pedindo o conhecimento de si mesmo) – ver Tratado n. 228 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora")

2ª semana (6 dias pedindo conhecimento de nossa Mãe Santíssima) – ver Tratado n. 229 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo" e "Santo Terço") 

3ª semana (6 dias pedindo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) – ver Tratado n. 230 - Orações Diárias ("Ladainha do Espírito Santo", "Ave Maris Stella", "Oração de Santo Agostinho", "Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus" e "Ladainha do Sagrado Coração de Jesus") 



Consagração
08 de Setembro
Nossa Senhora Menina


15 de Setembro

Nossa Senhora das Dores



19 de Setembro

Nossa Senhora de La Salete



24 de Setembro


Nossa Senhora Mercês




Me deixe saber que você se consagrou, envie para 
salusincaritates@hotmail.com




Dúvidas mais frequentes encontre as respostas aqui


You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.