Cronograma para a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria| Agosto de 2024
1- Introdução
Salve Maria Puríssima!
Sabendo que muitos desejam se consagrar e que precisam de cronogramas detalhados para a etapa de preparação e exercícios espirituais, iniciei o trabalho de fazer cronogramas para as datas marianas de cada mês.
Portanto, não deixe de se consagrar ou renovar a sua consagração seguindo o cronograma passo a passo. Não deixe de acessar os links sugeridos, toda formação que receber é válida para uma consagração madura.
Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui.
Segue as orientações para quem deseja se consagrar:
Atenção: QUEM NÃO PODE SE CONSAGRAR: amasiados, pessoas em namoros imorais, homossexuais que não rejeitaram suas más inclinações, pessoas com vida sexual desregrada, pessoas que não estão em estado de graça (ou seja estão vivendo vidas que não permitem a comunhão), aqueles que defendem o aborto, o comunismo, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou métodos contraceptivos, que frequentam a maçonaria, espiritismo, candomblé ou qualquer outra seita. Ou seja, qualquer pessoa que esteja em pecado mortal e não tem a intenção de deixar essa situação, aqueles que querem se dedicar a fazer a vontade já expressa de Deus, devem se determinar a sair dessa situação de vida, buscar um sacerdote, pois Deus não recusa o perdão e acolhimento a quem deseja amá-lo e se emendar com determinação. "Quem me ama segue os meus mandamentos" (Jo 14, 21)
O que é o pecado mortal? O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.
Caso você não saiba o que é a Total Consagração baixe: o Brevíssimo Catecismo da Total Consagração aqui.
1.1- Cronograma de Estudo do Tratado da Verdadeira Devoção
a) O cronograma é embasado em duas horas semanais de dedicação, por um mês,
b) Para realizá-lo é preciso ter em mãos o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, é obrigatório!
c) Para cada capítulo você encontrará uma um texto de apoio, que não devem ser negligenciados, visto que estudar o Tratado é de fundamental importância para o entendimento do que é a Consagração. Para melhor aproveitamento leia o capítulo do dia no Tratado e o texto de apoio. Você pode realizar esse aprofundamento durante a semana, mas aconselho não deixar muito tempo entre a leitura do capítulo e o aprofundamento, pois nossa memória é sempre muito fraca e nossa carne também, de modo que você pode afrouxar a formação.
1.2- Cronograma de Exercícios Espirituais Preparatórios
a) Para se consagrar é preciso fazer os 30 dias de Exercícios Espirituais, para isso você deverá usar as orações orientadas por São Luís de Montfort no fim do Tratado.
b) Para melhor vivência desse período, você deverá escutar os áudios com temas de reflexão para cada dia, tornando assim esse tempo mais fecundo e profundo.
1.3 - No Dia da Consagração
Você deverá realizar:
- uma Confissão Geral (clique aqui.), ao menos numa data próxima ao dia, - receber a Comunhão Sacramental - Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem (não é obrigatória a presença do padre) ou após a Comunhão, ou ainda dentro do Rito da Santa Missa (após a comunhão), se padre autorizar.
Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição (salusincaritate@hotmail.com)!
Você deverá realizar:
- uma Confissão Geral (clique aqui.), ao menos numa data próxima ao dia,
- receber a Comunhão Sacramental
- Recitar a fórmula da Total Consagração (que está no fim do Tratado) em frente a uma imagem da Santa Virgem (não é obrigatória a presença do padre) ou após a Comunhão, ou ainda dentro do Rito da Santa Missa (após a comunhão), se padre autorizar.
Qualquer dúvida, após o estudo do material linkado, estou a disposição (salusincaritate@hotmail.com)!
2- Materiais necessários e materiais apoio
a) Para se consagrar você precisará ler, como já dito, obrigatoriamente o:
- Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (encontre aqui)
b) Para lhe auxiliar durante a sua formação lhe ofereço um material de apoio e aprofundamento para download gratuito:
- e-book: Eis os Escravos do Senhor (clique aqui para baixar)- Checklist (para preencher) dos dias de Formação (clique aqui para baixar)- Checklist (para preencher) dos 30 dias de Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)- Orações para cada semana dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)- Áudios com Meditações para cada dia dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
c) Bibliografia adicional para leitura, em tempo oportuno, após a consagração:
- Segredo da Total Consagração a Santíssima Virgem (encontre aqui)- Glórias de Maria (encontre aqui)- Meditações sobre as Virtudes de Nossa Senhora (encontre aqui)- O ideal da alma fervorosa (encontre aqui)
a) Para se consagrar você precisará ler, como já dito, obrigatoriamente o:
- Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (encontre aqui)
b) Para lhe auxiliar durante a sua formação lhe ofereço um material de apoio e aprofundamento para download gratuito:
- e-book: Eis os Escravos do Senhor (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos dias de Formação (clique aqui para baixar)
- Checklist (para preencher) dos 30 dias de Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Orações para cada semana dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
- Áudios com Meditações para cada dia dos Exercícios Espirituais (clique aqui para baixar)
c) Bibliografia adicional para leitura, em tempo oportuno, após a consagração:
- Segredo da Total Consagração a Santíssima Virgem (encontre aqui)
- Glórias de Maria (encontre aqui)
- Meditações sobre as Virtudes de Nossa Senhora (encontre aqui)
- O ideal da alma fervorosa (encontre aqui)
3- Planejamento das datas de Formação e Exercícios Espirituais
CRONOGRAMA DE AGOSTO 2024
02 - NOSSA SENHORA DOS ANJOS
15 - NOSSA SENHORA DESATADORA DO NÓS
22- NOSSA SENHORA RAINHA
26- NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWANossa Senhora dos Anjos
Origem
Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália. Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Naquele tempo, o pároco da capela de São. Peter, na cidade de Augsburg, encomendou um quadro de Nossa Senhora ao pintor Johann Schmittdner. O pintor era um cristão fervoroso e conhecedor profundo de textos dos Padres da Igreja. Por isso, antes de pintar o quadro, ele foi buscar inspiração nas palavras de Santo Irineu, Bispo de Lyon, que viveu no Século III. Ele encontrou um texto chave, que diz:
Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, Maria por sua obediência o desatou.
A força da imagem
Por causa dessas palavras inspiradas de Santo Irineu, Johann Schmittdner concebeu um quadro onde Nossa Senhora é representada como a Imaculada Conceição e aparece entre o céu e a terra. Acima dela, o Espírito Santo derrama suas luzes. Em sua cabeça tem 12 estrelas, lembrando o texto de Apocalipse. Do lado esquerdo da Virgem um anjo aparece e entrega-lhe uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos. Esses pecados nos causam problemas, nos levam para longe de Deus e nos impedem que a graça de Deus frutifique em nossas vidas. Do lado direito das mãos de Maria, a fita aparece sem nós e desce lisa até às mãos de outro anjo, mostrando que Maria está desatando os nós. Simboliza a vida nova mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Nossa Senhora Rainha
Origens
A festa litúrgica de Nossa Senhora Rainha é conhecida também festa do “Reinado de Maria”. Ela foi instituída no ano 1954 pelo Papa Pio XII. Aconteceu quando ele coroou Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, que fica em Roma, Itália. No dia 11 de Outubro de 1954, Pio XII promulgou também a Encíclica Ad Caeli Reginam (A Rainha do Céu). A carta é um tratado sobre a realeza e a dignidade de Maria.
Nossa Senhora de Czestochowa
A História
Conforme tradição muito antiga, o quadro de N. Sra. do Monte Claro é cópia fiel da pintura feita pelo evangelista São Lucas.
Seguidas vezes, são Lucas visitava Virgem Maria, colhendo dela pormenores da infância de Jesus. Foi numa dessas ocasiões que ele, na própria tábua da mesa de cedro que Nossa Senhora usava para seu trabalho e oração, pintou sua imagem.
Diz a lenda que, ao iniciar a pintura do rosto da Virgem Maria, deteve-se pensativo, preocupado em exprimir da melhor forma possível toda beleza da Mãe de Deus. Profundamente recolhido, cochilou e adormeceu por alguns instantes e, acordando, surpreendeu-se ao encontrar o quadro pronto, no qual o rosto de Maria, de celestial beleza, estava pintado.
Sendo Jerusalém ocupada pelo exército romano, a Santa Helena - mãe do Imperador Constantino - foi conhecer os lugares santos e procurar o lenho da Santa Cruz. Santa Helena viu o quadro e recebeu-o das mulheres que o guardavam. Encontrando também o lenho da Santa Cruz, enviou ambos a seu filho Constantino o Grande, Imperador de Constantinopla, naquela época, metrópole da Igreja.
Esse Imperador, recém convertido ao cristianismo, recebeu o quadro enviado por sua mãe, com grande alegria, colocando-o na capela particular de seu palácio. Muitas cópias do quadro milagroso foram feitas, por ordem de Constantino, e por ele doadas aos cristãos do oriente e ocidente. O quadro original permaneceu com ele. Por mais de 400 anos o quadro permaneceu nas capelas particulares, como propriedade dos príncipes russos. Depois o quadro foi transferido para a capela do castelo Belz, na Rússia, onde permaneceu por muitos anos.
Entrando a Rússia em guerra contra Ludovico, rei da Hungria e da Polônia, foi por este vencida. A cidade de Belz e o castelo caíram nas mãos de Ludovico, que nomeou seu sobrinho Ladislau, Príncipe de Opole - Polônia, como governador de Belz.
Visitando as dependências do castelo, Ladislau encontrou o quadro de N.Sra. e, cheio de respeito e amor para com Mãe de Deus, colocou-o na capela do palácio. Entretanto, pouco tempo depois, a cidade de Belz foi invadida pelos Tártaros, que atacaram o castelo.
Ladislau com sua agente, defendia-se de forma heróica dos invasores muito mais numerosos. Vendo que seus esforços eram inúteis, Ladislau recorreu à proteção de Maria e, prostrando-se diante do Quadro sagrado, pediu socorro, que lhes veio sem demora. O príncipe, grato pela ajuda milagrosa, decidiu retirar o quadro da Virgem de Belz, pois era um lugar exposto aos ataques dos Tártaros, e levá-lo a Opole (Polônia) capital do seu principado.
Contudo, por desígnio de Deus e vontade de Maria, resolveu deixar o quadro numa capela situada na colina chamada Monte Claro, perto de Czestochowa. O ponto mais alto, por ser um descalvado de calcário, recebeu este nome de Monte Claro (= Jasna Gora)
Cronograma de Formação para a Total Consagração a Jesus por Maria
Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por nós.
Nossa Senhora Rainha, rogai por nós.
Nossa Senhora de Czestochowa, rogai por nós.
Nossa Senhora Rainha, rogai por nós.
Nossa Senhora de Czestochowa, rogai por nós.
O cronograma deve ser seguido para uma formação decente e clara. Você deverá ler o Tratado e ler os textos da apostila nas seguintes datas:
25 de maio - Pequena Introdução à Escatologia (pg. 11 do e-book Eis os Escravos do Senhor)
26 de maio - A Grande Batalha (pg. 35 - 44 do e-book)
26 de maio - A Grande Batalha (pg. 35 - 44 do e-book)
01 de junho - Cap 1 do Tratado + pg 45- 58 do e-book
02 de junho - Cap 2 do Tratado + pg 59 - 62 do e-book
08 de junho - Cap 3 do Tratado + pg 63 -65 do e-book
09 de junho- Cap 4 do Tratado + pg 66-69 do e-book
15 de junho - Cap 5 do Tratado + pg 70 - 72 do e-book
16 de junho - Cap 6 do Tratado + pg 73 - 75 do e-book
22 de junho - Cap 7 do Tratado + pg 75-76 do e-book
23 de junho- Cap 8 do Tratado + pg 77-80 do e-book
- O tempo restante deverá ser usado para o esclarecimento de dúvidas, após ver toda a formação, pelo e-mail salusincaritate@hotmail.com.
Exercícios Espirituais Preparatórios para a Total Consagração a Jesus por Maria
Para Nossa Senhora dos Anjos: 03 de julho à 01 de agosto
Para Nossa Senhora Desatadora dos Nós: 16 de julho à 14 de agosto
Para Nossa Senhora Rainha: 23 de julho à 21 de agosto
Para Nossa Senhora de Czestochowa: 27 de julho à 25 de agosto
As orações obrigatórias para cada uma das semanas dos 30 dias de Exercícios Espirituais são:
12 dias preliminares (pedindo o desapego do mundo) – Ver Tratado n. 227 Orações Diárias (“Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”)
1ª semana (6 dias pedindo o conhecimento de si mesmo) – ver Tratado n. 228 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora")
2ª semana (6 dias pedindo conhecimento de nossa Mãe Santíssima) – ver Tratado n. 229 – Orações Diárias (“Ave Maris Stella”, "Ladainha do Espírito Santo" e "Santo Terço")
3ª semana (6 dias pedindo conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo) – ver Tratado n. 230 - Orações Diárias ("Ladainha do Espírito Santo", "Ave Maris Stella", "Oração de Santo Agostinho", "Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus" e "Ladainha do Sagrado Coração de Jesus")
Consagração
02 de Agosto
Nossa Senhora dos Anjos
15 de Agosto
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
22 de Agosto
Nossa Senhora Rainha
26 de Agosto
Nossa Senhora de Czestochowa
Me deixe saber que você se consagrou, envie para
ftanapaulabarros@hotmail.com
Dúvidas mais frequentes encontre as respostas aqui
Não deixe de se consagrar!
Outros Projetos
Outros Projetos
2 comments
Paz e Bem! Esta em minhas orações! A Santíssima Virgem está lhe acompanhando!
ResponderExcluirObrigada pelo seu preciosíssimo trabalho, que a Santíssima Virgem esteja sempre conosco.
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.