Calendário Literato Católico 2024
Enquanto preparava este material, me perguntei inúmeras vezes o motivo de pessoas tão maravilhosas, com obras tão maravilhosas e premiadas, estarem esquecidas, jogadas na vala do esquecimento. Também me perguntei o motivo de alguns serem mais conhecidos que outros, mesmo quando os desconhecidos são melhores que os conhecidos. Enfim, me perguntei muitas coisas enquanto fazia este pequeno material. Talvez, algum dia, possamos sair do mimetismo e dar atenção a tantos que antes e hoje fazem este papel de, no papel, manifestarem seu talento, mesmo que este fique décadas ao relento, sem lugar na estante ou na biblioteca.
Ao realizar a seleção, priorizei os autores que, me parece, devem ser mais honrados, justamente por serem esquecidos e, muitas vezes, melhores que os conhecidos. Especialmente, selecionei 6 homens e 6 mulheres, numa tentativa, mais uma, de mostrar que a produção católica intelectual, espiritual ou social acontece, sempre, de forma complementar. Talvez, um dia, possamos ter a graça de uma formação católica que bebe da fonte literária vinda do coração feminino e masculino, que juntas, podem aplacar a sede de tantas coisas no nosso tempo. Quem sabe, um dia, esta sementinha germine em genuína admiração mútua.
3 comments
Ana Paula, paz e bem!
ResponderExcluirVenho aqui agradecer pela sua dedicação; cheguei agora mesmo ao seu blog e já estou encantada pelo trabalho aqui exposto, sobretudo pelo calendário literato.
Parabéns!
Querida Ana Paula, paz e bem. Obrigada por disponibilizar um calendário feito com carinho e esmero. Acho que ficou faltando a sugestão de leitura para o mês de novembro da Margaret Ogola (vide página 24 do calendário).
ResponderExcluirObrigada por este material incrível.
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.