O que é Estética ?
por aLEXANDRE WESTENBERG
Notas: Ana paula barros
- Nós possuímos 5 sentidos externos: visão, audição, olfato, paladar, tato. E 4 sentidos internos: sentido comum, imaginação, memória sensitiva, estimativa (no animal) ou cogitativa (no homem). Os sentidos são limitados, já a inteligência não; nós podemos atingir o inteligível por excelência, mesmo que não completamente.
- Cada sentido externo possui um objeto sensível próprio: visão - cor, audição - som, olfato - odor, paladar - sabor, tato - resistência.
- O sentido comum percebe as sensações recebidas por cada sentido externo e as distingue, diferencia.
- A imaginação recebe as percepções do sentido comum e as retém, transformando a sensação em percepção. A imaginação combina o que recebeu do exterior.
- A estimativa ou cogitativa detecta o nocivo e o inconveniente.
- A memória sensitiva conhece o passado como passado.
Se eliminarmos as experiências em ambos os extremos, encontramos entre certas experiências que mantêm tensão entre subjetivo e objetivo, pessoal e universal: experiências como ouvir uma canção, uma sinfonia ou o som das ondas; olhar para um belo pôr do sol, uma pintura de Turner ou Tensho Shubun, uma escultura... ler um romance ou um poema. O que é interessante sobre essas experiências é que elas são, sem dúvida, pessoais e, no entanto, ao contrário do caso de gostar de aipo, esperamos que essas experiências sejam universais, compartilhadas por outros. Ao contrário de comer aipo, que é agradável ou não, essas outras experiências envolvem uma espécie de julgamento, como "isso é lindo", tornando-o muito mais próximo de uma experiência objetiva como "isso é amarelo". E, assim como esperamos que os outros concordem que um objeto amarelo realmente é amarelo, e achem suas percepções erradas ou defeituosas se discordarem, também com experiências como olhar para uma bela escultura como a Vitória Alada de Samotrácia, esperamos que os outros concordem que é bonito – na verdade, às vezes esperamos que eles concordem, mesmo que não gostem, permitindo uma tensão entre dizer "este é um bom livro, mas eu pessoalmente não gosto dele". E, no entanto, ao mesmo tempo, essas experiências permanecem profundamente pessoais, subjetivas. E assim ouvimos e usamos frases como "esta peça fala comigo sobre...". São esses tipos de experiências que são o foco central da estética, e por isso chamamos essas experiências de "experiências estéticas". Essa tensão entre o pessoal e o universal, portanto, é o princípio condutor do estudo da estética.
Se a estética se preocupa com experiências como essas, restringi-la a qualquer tipo de experiência ou a uma produção moderna é injustificável, até ridículo. Assim, embora grande parte do trabalho feito pelos esteticistas contemporâneos tenha suas raízes apenas nos últimos séculos, o mundo antigo não era estranho à estética. Platão (428/427–348/347 a.C.) pensava que o impacto que a experiência da arte poderia ter sobre as pessoas era tão poderoso que era perigoso, e que a arte não tinha nada a oferecer à filosofia, uma vez que apenas imita a realidade, enquanto a filosofia busca a realidade verdadeira ([380 a.C.] 1974, bk. X, 595a–605c). Assim, a arte é uma forma de engano, por assim dizer. Em contraste com isso, o filósofo epicurista Philodemus (c. 110-30 a.C.) escreveu uma obra dedicada a examinar a importância filosófica do corpus homérico (ver Asmis 1991), e Agostinho (354-430 d.C.) ([386-87] 2007) afirmou que o estudo da poesia foi um importante passo introdutório à filosofia (2007). Na China, Confúcio (551-479 a.C.) compartilhava a suspeita de Platão sobre a arte, mas valorizava a apreciação da beleza pelas sensibilidades do eu e por suas qualidades morais (1938), enquanto seu contemporâneo na Índia, Bharata, ensinou uma teoria da rasa como o fim das artes, um conceito não muito diferente da noção aristotélica de catarse (1950-1961; ver Gerow 2002).
Essa breve visão geral dos tipos de experiências que chamamos de estética, no entanto, levanta outra questão que muitas vezes é negligenciada. Simplificando, sugere que a restrição usual da estética às obras de arte e aos fenômenos naturais é incompleta. Afinal, não é incomum que uma equação matemática seja chamada de "bela", ou que conceitos e termos estéticos sejam usados em contextos como interações sociais, manobras militares e até política.
Nota 4:
O conceito de catarse é retratado na obra “ Arte Poética ”, representava a purificação das almas.
Referências:
Tradução do livro parcial: What is Aesthetics? in Introduction to Philosophy: Aesthetic Theory and Practice Copyright © 2021 by Yuriko Saito; Ruth Sonderegger; Ines Kleesattel; Elizabeth Burns Coleman; Elizabeth Scarbrough; Matteo Ravasio; Xiao Ouyang; Richard Hudson-Miles; Andrew Broadey; Pierre Fasula; Alexander Westenberg; Matthew Sharpe; Valery Vino (Book Editor); and Christina Hendricks (Series Editor) is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, except where otherwise noted.
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